O município de Juazeiro do Norte esteve entre os 3 três finalistas do prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, na categoria ‘Saúde e Bem-estar’ entre as cidades acima de 100 mil habitantes. A premiação foi realizada nessa segunda-feira, 13, na Assembleia Legislativa do Ceará. Trinta e oito dos 184 municípios cearenses concorreram ao prêmio estadual. Os três finalistas da categoria foram Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, sendo Sobral o vencedor.
A premiação, conhecida como o ‘Oscar da administração pública’ tem objetivo de reconhecer as gestões com os melhores desempenhos nos pilares definidos para avaliação. São eles: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; e sustentabilidade.
Para o Prefeito Glêdson Bezerra, apesar de não ter levado o primeiro lugar na categoria, estar entre os 3 finalistas é uma vitória. “Quando recebi a cidade de Juazeiro do Norte, ocupávamos a última colocação em saúde, planejamento, gestão fiscal, transparência e uma das últimas colocações em educação. Em tão pouco tempo, mudamos essa realidade e já colecionamos alguns bons resultados”, lembra.
Nos últimos 3 anos, o município tem se destacado nacionalmente na área da saúde. No 1° quadrimestre de 2023, ocupou o 1° lugar no Previne Brasil, entre as cidades acima de 200 mil habitantes. Também foi reconhecida pela Revista IstoÉ, como a 31ª melhor cidade do país no indicador social saúde, entre os municípios de grande porte.
Segundo Francimones Rolim, secretária de saúde, as premiações são reflexos do investimento feito durante os últimos anos no serviço de saúde para os juazeirenses. “Pagamos os salários atrasados dos servidores, temos 64 equipes completas de saúde bucal, implantamos o primeiro Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-juvenil do Ceará, entregamos centenas de smartphones e notebooks aos servidores da pasta, dobramos o salário dos médicos contratados, reabrimos o Sandu, além de informatizar as unidades de saúde. Ou seja, temos trabalhado muito!”, declara.
Para Glêdson, ainda falta muito a fazer, mas é necessário reconhecer as vitórias já conquistadas. “Já chegamos aonde queremos? Óbvio que não, porém, para quem era último lugar, já avançamos muito!,” comemora.