O Fortaleza iniciou o primeiro tempo com a postura que o torcedor esperava: partindo para cima do adversário em busca do gol. A equipe tricolor teve maior posse de bola desde os primeiros minutos da partida e controlou a maior parte das ações ofensivas.
Apesar de um maior volume de jogo, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda não conseguia criar chances claras de abrir o placar. O Corinthians, por sua vez, jogava recuado, com praticamente todos os seus jogadores atrás do meio-campo.
A primeira chance do Fortaleza no jogo aconteceu aos 14 minutos. Após boa jogada do Leão pelo lado direito do ataque, o atacante Lucero recebeu cruzamento e cabeceou na direção do gol, mas a bola foi desviada pelo defensor Fagner, do Corinthians.
Cinco minutos depois, aos 19, foi a vez do Corinthians criar sua primeira chance na partida. Apostando no contra-ataque em velocidade, o Timão foi ao ataque com um lançamento em profundidade para Yuri Alberto, que chutou para a defesa de João Ricardo.
Apesar da boa chance do Corinthians, o Fortaleza voltou a controlar o jogo e ter maior posse de bola. A melhor chance aconteceu aos 36 minutos, após passe de Caio Alexandre e chute de Yago Pikachu, defendido pelo goleiro Cássio.
O cenário da partida permaneceu assim até o final do primeiro tempo, com o Fortaleza pressionando em busca do gol e o Corinthians recuado, apostando no contra-ataque em velocidade para surpreender o mandante. O jogo foi para o intervalo empatado em 0 a 0.
O jogo voltou do intervalo com um desenho muito semelhante ao apresentado no gramado da Arena Castelão nos primeiros 45 minutos. O Fortaleza pressionava e o Corinthians se defendia, tentando partir no contra-ataque.
Logo aos três minutos, a pressão do Tricolor do Pici deu resultado. Após bate-rebate na área de defesa do Corinthians, a bola sobrou para Yago Pikachu. O camisa 22 do Leão driblou Lucas Veríssimo e Fábio Santos, chutou e abriu o placar para o Fortaleza.
Apenas seis minutos depois de abrir o placar, o Fortaleza chegou ao seu segundo gol na partida. Após cruzamento de Bruno Pacheco pelo lado esquerdo, Tinga subiu livre na área e cabeceou no contrapé de Cássio, ampliando a vantagem do Tricolor do Pici.
Após os dois gols, o Fortaleza diminuiu a intensidade dentro de campo, buscando cadenciar o jogo e confirmar a vaga na grande final. O Corinthians esboçou alguma pressão à defesa tricolor, mas não conseguiu levar perigo ao gol defendido por João Ricardo.
O Tricolor do Pici conseguiu segurar o resultado até o fim da partida e assim confirmou a classificação para a grande final da Copa Sul-Americana 2023, aguardando agora a definição de seu próximo adversário: LDU ou Defensa y Justicia.
O Fortaleza volta a campo no próximo domingo (8), quando recebe o América-MG na Arena Castelão. A partida é válida pela 26ª rodada da Série A do Brasileirão e acontece às 18h30. A final da Sul-Americana será disputada no dia 28 de outubro, no Uruguai.