1. Em noite histórica, Ferroviário conquista o acesso mais justo do futebol brasileiro em 2023
Sufoco. Drama. Reação. Reviravolta. Emoção. Euforia. Todas essas palavras sevem para classificar o que foi este histórico domingo, 3 de setembro de 2023, para o torcedor do Ferroviário. Porém, a palavra que melhor define o acesso do Tubarão à Série C do Campeonato Brasileiro é: justiça!
Em um esporte que é apaixonante justamente pelo imponderável, em que nem sempre o melhor vence nem a justiça se aplica, o torcedor do Ferrão pode bater no peito para celebrar o acesso mais merecido do futebol brasileiro em 2023.
A campanha na Série D foi irretocável. Na fase de grupos, 11 vitórias e 3 empates com uma campanha absoluta. No mata-mata, 4 empates e 2 vitórias, totalizando, em 20 jogos, 13 vitórias, 7 empates e nenhuma derrota. Invicto, o Tubarão tem o melhor ataque e a 2ª melhor defesa de toda a competição. E não merecia o castigo de ser eliminado perdendo justamente o jogo do acesso com um pênalti aos 47 minutos do 2º tempo.
Mas os Deuses do Futebol agiram no estádio Presidente Vargas. O Ferroviário não merecia isto. O trabalho sério, responsável, com planejamento e continuidade (de elenco e comissão técnica) desde o começo do ano merecia ser coroado. E da melhor maneira possível.
O gol de empate aos 51 minutos deu contornos ainda mais dramáticos e trouxe justiça ao placar, fazendo explodir o PV. Nos pênaltis, todo mundo sabe o que aconteceu.
O futebol fez justiça. O Ferroviário não ganhou o acesso na sorte. Construiu a caminhada de maneira sólida e consistente e mereceu MUITO subir.
De maneira incontestável: o Ferrão subiu!
***
2. Fortaleza é punido com desatenção no fim em derrota para Fluminense
O Fortaleza perdeu para o Fluminense por 1 a 0, neste domingo (3), fora de casa, pela Série A de 2023. Um resultado definido nos acréscimos, que chega como uma punição para um time que se entregou coletivamente, mas falhou na reta final e encerrou a sequência de três vitórias seguidas.
Na tabela de classificação, se mantém na 8ª posição, com 32 pontos. Volta do Rio de Janeiro com uma atuação positiva, mas a lição de que é preciso ser efetivo diante de um adversário qualificado.
Isso porque, no âmbito geral, as principais oportunidades foram leoninas. A equipe de Vojvoda teve mais volume no 1º tempo com uma marcação encaixada, dificultando a saída do Flu. Já na volta do intervalo, parou no goleiro Fábio com Pikachu e Lucero, além de desperdiçar muitos contra-ataques.
Assim, não teve eficiência. Quando o desgaste físico pesou, as mudanças não devolveram a intensidade - com exceção do atacante argentino Imanol Machuca, que levou perigo no ataque.
No fim, viu a alta competitividade surtir efeito. O Leão perdeu com a sensação de que poderia ter pontuado. Aos 46 do 2º tempo, Lima recebe um lançamento de Martinelli com liberdade pela ponta, chuta travado e a bola sobra para Diogo Barbosa finalizar forte. No momento, o Fortaleza tinha dois laterais esquerdos e sete atletas na área.
O Fortaleza volta a campo apenas no dia 14 de agosto, quinta-feira, por conta da pausa do calendário na Data Fifa, quando a Seleção Brasileira começa as Eliminatórias da Copa do Mundo.
No retorno, enfrenta o Corinthians, às 19h, na Arena Castelão, pela 23ª rodada. Uma prévia das semifinais da Copa Sul-Americana diante do mesmo rival, nos dias 26 de agosto e 3 de setembro.