Principal narrador da TV aberta para os times paulistas, Cléber vinha perdendo espaço na emissora, inclusive tendo ficado de fora da cobertura in loco da Copa do Mundo no Qatar.
"O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro" afirmou a Globo, em nota divulgada pelo Notícias da TV.
"Sua história profissional se mistura à história do esporte da Globo e, além de futebol, automobilismo, basquete, vôlei, atletismo, entre outras modalidades, ele mostrou versatilidade ao atuar também como apresentador e comentarista em programas da TV Globo e do SporTV e ao ancorar transmissões de desfiles de Carnaval (...) ".
O narrador chegou à Globo em 1988, depois de passagens por TV Gazeta, Bandeirantes e Rádio Tupi e, por muitos anos, foi considerado o número dois da emissora, atrás de Galvão Bueno. Nos últimos tempos, porém, apesar de seguir com prestígio no Grupo, perdeu um pouco de espaço - a última narração dele na TV aberta foi na final da Supercopa do Brasil, entre Palmeiras e Flamengo.
Cléber, ultimamente, vinha sendo escalado principalmente para os jogos dos grandes paulistas, mas tem diversos eventos importantes em seu currículo. No futebol, foi voz de grandes momentos do futebol brasileiro, como Copas do Mundo - a primeira em 1990 - e finais de Libertadores, além de ter narrado outros tantos esportes, como vôlei, automobilismo e esportes olímpicos - fez a estreia nos Jogos em 1992.