O Ceará está na final do Campeonato Cearense. O Alvinegro venceu o Iguatu por 2 a 0 no Castelão neste sábado (18), e garantiu vaga na decisão. Os gols do Vovô foram marcados por Vitor Gabriel (10 do 1º tempo) e Léo Rafael (46 do 2º tempo).
O Vozão espera o vencedor de Fortaleza e Ferroviário, que jogam no domingo (19), para conhecer seu adversário. Os dois jogos finais do Estadual estão marcados para o início de abril.
A classificação para a final do Estadual garantiu o Vovô na Copa do Brasil de 2024.
O Alvinegro volta a jogar na próxima quarta-feira (22), pela Copa do Nordeste, contra o Atlético/BA, às 21h30 no Presidente Vargas.
COMO FOI O JOGO
O Ceará começou o jogo pressionando o Iguatu, em busca de abrir logo vantagem. Antes dos 10 minutos, Guilherme Castilho e Arthur Rezende arriscaram de fora da área, mas erraram o alvo.
Foi quando aos 10 minutos, Erick cruzou na cabeça de Vitor Gabriel, que marcou de cabeça: 1 a 0.
Depois do gol, o Ceará continuou com a posse de bola e pressionando o Azulão. Aos 25 minutos, Richardson soltou a bomba e a bola passou raspando a trave. Em outra chance, Vitor Gabriel foi lançado, mas adiantou demais e o goleiro Marcelo ficou com a bola.
Mas a medida que o fim do 1º tempo se aproximou, o Ceará recuou e foi pressionado. O Iguatu adiantou sua marcação, foi pra cima e por pouco não empatou.
O Azulão criou duas chances, a primeira, aos 43, com Dedeco chutando colocado para ótima defesa de Richard. Na segunda, já aos 45, Luis Suares bateu cruzado para fora.
SUFOCO E GOL NO FIM
A etapa final começou com o Azulão indo pra cima. Mas o Ceará se segurou e passou a controlar o jogo de novo.
Aos 8 minutos, Janderson fez bela jogada, deu passe para Arthur Rezende, que de frente para o gol, bateu colocado e a bola raspou a trave.
Aos 17, outro gol perdido pelo Vovô, com Vitor Gabriel mandando por cima na pequena área após passe de Erick.
Depois das chances, o Ceará recuou e tomou pressão do Iguatu. Mas o Azulão, apesar de rondar a área do Vovô, não conseguia ser perigoso.
Mas como um gol do Iguatu levaria a decisão para os pênaltis, a partida ficou tensa.
Foi quando aos 46, o alívio alvinegro: Willian Formiga deu passe rasteiro e Léo Rafael bateu na na saída do goleiro para ampliar. O gol - que ainda precisou de confirmação do VAR - iniciou a festa da torcida, que comemorou muito a vaga na decisão do Campeonato Cearense.
Ceará: Richard, Michel, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Danilo Barcelos, Richardson, Arthur Rezende, Castilho, Erick, Janderson, Vitor Gabriel. Técnico: Gustavo Morínigo.
Iguatu: Marcelo; Talisson, Regineldo, Max Oliveira e Wender; Guidio, Dedeco, Pedrinho e Caxito; Tiaguinho e Luís Soares. Técnico: Washington Luís.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 18/03/23 (sábado)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Léo Simão
Assistente 1: Naílton Oliveira
Assistente 2: Anderson Moreira de Farias
4º árbitro: Alexandre Peixoto
Var: Adriano Barros