O Criciúma ganhou vaga na Copa do Brasil deste ano, que também poderia ter sido do Guarani, através de sorteio realizado na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na tarde desta segunda-feira.
Um dos critérios para conseguir vaga na competição é a posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. Dentro dessa disputa, Criciúma e Guarani estavam empatados na décima colocação (entre os times que ainda não estavam confirmados), última que classifica para a Copa do Brasil.
Para garantir a lisura, o sorteio foi transmitido pela "CBF TV" e estiveram presentes representantes das federações dos estados dos dois clubes: Rubens Angelotti, presidente da Federação Catarinense de Futebol, e Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.
De acordo com a CBF, o sorteio foi a única alternativa, já que não havia um critério de desempate previsto no regulamento. Inicialmente, os clubes foram contrários à decisão, mas acabaram acatando a resolução da entidade.
Para evitar problemas similares, a CBF confirmou que as vagas para a Copa do Brasil herdadas pelo RNC serão extintas a partir de 2024.