O Flamengo engrenou sob o comando de Dorival Jr, arrancou na tabela do Brasileirão e se colocou na briga pelo título da Série A nacional. Já são nove jogos de invencibilidade - sete vitórias e dois empates - e quase dois meses desde a última derrota no campeonato. Sequência positiva que fez o Rubro-Negro saltar posições na tabela e assumir a vice-liderança da disputa nacional. O desempenho é positivo também nas Copas.
O Fla bateu o São Paulo por 3 a 1 pela semifinal da Copa do Brasil e aplicou 4 a 0 no Vélez Sarsfield pela mesma fase da Copa Libertadores, encaminhando a classificação para as finais das duas competições. Porém, a postura e as escolhas do treinador não agradaram neste domingo (4). Após a goleada para cima do Vélez na última quarta-feira (31), na Argentina, a expectativa era de que Dorival abrisse mão do planejamento que vem adotando na gestão do elenco. O técnico vem escalando a equipe alternativa no Brasileiro e o time principal nas Copas. Tem dado resultado.
Mas, o entendimento da Nação Rubro-Negra era de que, com a vantagem construída na Libertadores, o Fla deveria ter ido a campo na manhã deste domingo (4), no Maracanã, com força máxima para encarar o Ceará. Uma vitória diminuiria a distância do Palmeiras para cinco pontos, após o Alviverde tropeçar frente ao Red Bull Bragantino neste sábado (3). Dorival optou por manter a estratégia que vem utilizando. Dos titulares, escalou apenas o goleiro Santos, além de David e Luiz Pereira, que estão suspensos na Libertadores e Gabigol que está pendurado na competição sul-americana.
Com novidades, como a estreia de Varela na lateral-direita e uma dupla de volantes formada por Pulgar e Diego, o Fla saiu do primeiro tempo perdendo por 1 a 0 e sob vaias da torcida. O comandante Rubro-Negro então lançou mão de Pedro, Éverton Ribeiro, Vidal e Matheuzinho (Varela entrou jogando) logo no intervalo. Gabigol empatou logo no início da segunda etapa. Jô, autor do gol do Ceará, foi expulso e deixou o Vozão com um a menos desde os 16’.
Mas, o time flamenguista não conseguiu virar o placar e frustrou seus torcedores, se mantendo a sete pontos do líder Palmeiras. Gabigol ainda foi expulso nos minutos finais. A situação, que já não ficou boa nas arquibancadas do Maraca, ficou pior depois, nas redes sociais. Na Web, a Nação manifestou sua irritação com Dorival e elegeu até o treinador ideal para a próxima temporada. Veja a repercussão:
"Isso não é treinador para Flamengo, mesmo se for campeão manda embora. Treinador é Sampaoli";
"Não tem cacife pra ser treinador do flamengo, embora esteja fazendo um bom trabalho não dá pra ficar no ano que vem.Imagina Sampaoli com esse plantel...";
"Tá tratando o torcedor como se fosse burro, técnico pequeno, não está a altura do Flamengo, melhorou o time mas ainda é pouco pro que o Flamengo é, o cara tá com medo de um time que tá na zona de rebaixamento do Camp.Argentino e com um saldo de 4 gols no confronto, piada kkkkkk.";
"Depois do que ele fez hoje isso é uma piada, uma afronta a inteligência do torcedor, inexplicável o que ele fez hoje uma vantagem de 4x0 não colocar o te principal hoje é sim abrir mão ainda mais depois do resultado do Palmeiras ontem";
"Ele pode falar oq quiser aí...mas tá demostrando q abriu mão...não tinha pq entrar com esse time hoje...a diferença é absurda na liberta...e o Palmeiras não tem mas CdB...por isso o currículo de não ter hum campeonato grande..."
"Dorival assumidamente não quer ter a responsabilidade de ganhar o brasileiro. Deixa bem claro que é uma campanha de recuperação. Não quer cobranças nesse sentido. Logo agora que temos o melhor elenco de todos os tempos e poderíamos pensar numa tríplice coroa."
(sic)