A partida começou com o Fluminense pressionando o Fortaleza, com Cano perdendo uma grande chance aos 7 minutos, com grande defesa de Fernando Miguel.
O Leão segurou a pressão inicial e saiu para o jogo, conseguindo seu gol praticamente em seu primeiro ataque: Titi fez lançamento, Nino falhou e Thiago Galhardo bateu para defesa de Fábio, mas na sobra, a bola bate em Manoel e Nino antes de entrar.
Com o gol, o Leão ficou mais à vontade no jogo, enquanto o Fluminense muito nervoso, errando demais. E o Tricolor de Aço aproveitou para crescer no jogo e criar boas chances para ampliar. Primeiro, Britez cabeceou para fora após cobrança de falta de Romarinho aos 24 minutos.
Três minutos depois, Romarinho dá ótimo passe para Romero, que finaliza para grande defesa de Fábio.
O Fluminense respondeu aos 30 minutos, com Samuel Xavier finalizando com desvio para grande defesa de Fernando Miguel.
Na reta final do 1º tempo a partida ficou mais equilibrada e também truncada, mas o Leão conseguiu uma grande jogada nos acréscimos e marcou o segundo: Galhardo lançou Romero, que bateu na saída de Fábio para marcar o segundo e dar a vantagem que o time precisa para se classificar.
A etapa final de jogo começou com o Fluminense tentando pressionar, pela desvantagem no confronto. Mas o time de Fernando Diniz estava ansioso, desorganizado e não conseguia criar. O Fortaleza, o contrário, recuou suas linhas e passou a se defender, tentando explorar os contra-ataques..
Foi quando aos 17 minutos, o árbitro marcou pênalti para o time carioca após revisão do VAR - que indicou falta em cima da linha - com Ganso marcando e recolocando o Fluminense no jogo.
Depois do gol do Flu, a partida ficou mais aberta, com o Fortaleza criando boa chance com Galhardo batendo pra fora, com perigo, aos 20 minutos. O Fluminense respondeu com Cano, que bateu para grande defesa de Fernando Miguel.
Mas no lance seguinte, aos 26, o time carioca empatou, com gol de Cano após passe de Arias. O lance foi ajustado e revisado pelo VAR antes de ser validado. A validação do gol foi alvo de muita reclamação dos tricolores, que pediram impedimento de Cano.
Com o empate, o Fortaleza foi para cima com as mudanças ofensivas de Vojvoda. O Tricolor pressionou o Flu até os 53, mas não conseguiu criar mais para chegar ao gol da classificação.
Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel, Caio Paulista, André, Nonato, Ganso, Matheus Martins,
Cano e Arias. Técnico: Fernando Diniz
Fortaleza:
Fernando Miguel, Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi, Ceballos, José Welison, Hércules,
Matheus Vargas, Thiago Galhardo, Romarinho e Silvio Romero. Técnico: Vojvoda
Data/Hora: 17/08/2022, às 20h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Bruno Boschilia (FIFA-PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)