O jogo de ida havia sido vencido pelo Floresta pelo placar de 2 a 0. O Ferroviário precisava, portanto, reverter uma desvantagem de dois gols para seguir vivo na luta pelo título. O placar de 2 a 0 para o Ferrão levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o time da Barra do Ceará levou a melhor e sagrou-se campeão.
Com a conquista do título, o Ferroviário confirma sua vaga na próxima edição da Copa do Brasil. O Ferrão agora junta-se a Fortaleza, Ceará e Maracanã, outros representantes do futebol cearense que já haviam confirmado vaga na Copa do Brasil por outros meios.
O Ferroviário adotou uma postura ofensiva desde o início da partida. Desde os minutos iniciais do confronto, a equipe partiu para cima e finalizou muitas vezes ao gol. Aos 16 minutos, após sobra da zaga do Floresta, Janeudo acertou chute no ângulo e abriu o placar para o Ferroviário.
O Floresta adotou uma postura mais defensiva e tentava explorar o contra-ataque, mas tinha muitas dificuldades de penetrar na zaga adversária. Depois do primeiro gol, o Ferroviário continuou pressionando em busca de diminuir a desvantagem no placar agregado.
Aos 46 minutos do primeiro tempo o Ferroviário chegou ao seu segundo gol. Fernando Ceará aproveitou uma nova sobra dada pela defesa do Floresta e acertou chute forte no gol.
No segundo tempo, o Floresta adotou uma postura mais ofensiva e passou a tentar pressionar a defesa do Ferroviário, mas sem criar chances reais de gol. Com a vitória do Ferroviário por 2 a 0, a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, o Ferroviário levou a melhor e venceu o Floresta por 7 a 6, com brilho do goleiro Carlão, que fez a defesa decisiva no último pênalti batido pelo Floresta.
Competição: Taça Fares Lopes 2024
Fase: Jogo de volta da Final
Data e Horário: 7 de dezembro de 2024 - 16h
Local: Presidente Vargas, em Fortaleza
Árbitro: Léo Simão
Assistente 1: RENAN AGUIAR da Costa
Assistente 2: ALDEN CRISTHIAN P. de Barros