O Fortaleza terminou a primeira fase como 2º colocado do Grupo A com 18 pontos. Em 9 jogos, foram 6 vitórias e 3 derrotas. Com 32 gols marcados e 20 sofridos. Nas Oitavas, o Leão passou pelo Riberópolis e tirou o Concórdia/SC nas quartas. Nas semis, o Leão eliminou o Sport Recife.
O Fortaleza pressionou nos minutos iniciais, mas viu o Apodi responder com Kaio Dantas. Com forte contra-ataque, o time visitante cresceu mas esbarrou nas defesas precisas de Lambão. Pelo Tricolor, Nardinho teve boa chance, e Mateus se antecipou para a defesa. Na metade do primeiro tempo, Gigante foi expulso após falta dura em André.
Com um jogador a menos, o Leão viu o adversário abrir o placar com Sandrinho, que aproveitou sobra de bola para fazer o 1 a 0. A vantagem do Apodi permitiu que o Fortaleza voltasse a ter mais um atleta. A equipe de Facó quase empatou com Rafinha, e Apodi quase ampliou com Potengi.
O Tricolor cresceu ofensivamente. Nardinho quase marcou após lance com Jé, mas a defesa do Apodi salvou em cima da linha. Faltando quatro minutos para o fim da etapa inicial, Nardinho levantou a bola na área e Jé empurrou para o fundo da rede e deixou tudo igual no duelo até o intervalo.
Pressão dos dois lados. Apodi finalizou, mas o Tricolor respondeu em jogada perigosa com Jé. A torcida do Fortaleza aumentou o tom para apoiar o time das arquibancadas do CFO. Marcinho cobrou falta perigosa e mandou para fora. Após jogada com Valdim, Everton finalizou e errou o alvo. A partida começou a ficar bastante faltosa e tensa.
Léo chegou com perigo novamente, sem marcação, e quase marcou um gol de placa. Lambão resvalou na bola e afastou o que seria o gol da virada adversária. O Fortaleza respondeu com Nardinho, que costurou a marcação e chutou bonito. O goleiro Mateus saiu para grande defesa e evitou o tento tricolor.
Piquenez quase marcou de cobertura. Jé ainda teve grande chance após cobrança de falta de Valdim, mas a defesa adversária afastou o perigo. Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim, o camisa nove virou o marcador para o Tricolor. Após cobrança rápida de escanteio, Jé desviou e fez o segundo dele na partida. O Apodi pressionou e, com 12 segundos para o fim, André Nem deixou tudo igual. Com o fim do tempo regulamentar, a disputa foi para a prorrogação.
André Nem quase virou o placar nos minutos iniciais, mas a defesa tricolor tirou. Depois de segurar a pressão adversária, o Fortaleza respondeu com um golaço de Nardinho e deixou o Leão do Pici na dianteira do placar. Quixeré teve outra boa oportunidade e mandou pela linha de fundo. Atrás no marcador, o Apodi se jogou ao ataque. O goleiro Lambão, mais uma vez, foi decisivo ao defender o poderoso ataque do time visitante, e segurar o resultado para garantir o título inédito.
Fortaleza: 1-Lambão, 16-Kauê, 21 - Ian, 77-Nardinho e 9-Jé
Apodi: 02-Mateus, 15- Felipe, 16-Kaio, 19-Pedrinho e 91-André Nem