A FIFA avalia a introdução de um novo método de punição nas partidas de futebol. Cartões azuis poderão ser adotados no futebol profissional para punir lances antidesportivos durante os jogos.
De acordo com o jornal inglês The Telegraph, o anúncio dos protocolos para essa novidade ocorrerá nesta sexta-feira (09/02) através da International Football Association Board (IFAB).
No mês que vem, a entidade decidirá se aprovará ou não essa nova medida em seu congresso anual.
COMO FUNCIONARIA O CARTÃO AZUL
Ao aplicar o cartão azul a um atleta, o juiz determinará sua saída de campo por dez minutos. A punição ocorrerá se houver uma simulação, faltas de antijogo ou mostrarem desrespeito a um árbitro.
Além disso, se o jogador receber dois cartões azuis, ou um amarelo e um azul, receberá o cartão vermelho em seguida e será expulso da partida. Ainda de acordo com o Telegraph, os testes devem começar já no verão em breve em jogos da Europa.
Será a primeira inovação nas punições com cartões, desde o surgimento dos amarelos e vermelhos na Copa do Mundo de 1970 no México. Contudo, nesta etapa inicial da implementação, as competições de alto nível (como Copa do Mundo) estão excluídas dos testes.
Mas, em torneios como a Copa da Inglatera e a Women’s FA Cup, na Inglaterra, e até mesmo a Champions League da temporada 2024-2025 já poderão contar com o cartão azul, de acordo com a publicação britânica.