Levantar pesos com má posição
Este é um grande erro de condicionamento físico, não importa quantos anos você tenha – a má forma ao levantar pesos e fazer exercícios pode levar a uma enorme variedade de lesões – mas é especialmente importante à medida que você envelhece, pois as articulações e os músculos se deterioram e se tornam menos capazes de resistir a danos.
Recomendamos que você se oriente e até mesmo faça cursos regulares de atualização sobre como treinar com segurança, com treinadores qualificados em sua academia.
Não proteger a coluna
À medida que envelhecemos, perdemos progressivamente a mobilidade na coluna, de modo que os exercícios que você poderia fazer facilmente na juventude podem se tornar cada vez mais difíceis. As flexões, por exemplo, tornam-se progressivamente menos seguras à medida que você envelhece e colocam um estresse extra no pescoço e nas costas, o que pode causar sérios problemas no futuro. Em vez de flexões e outros exercícios de estresse na coluna, tente exercícios abdominais estáticos, como pranchas.
Não trocar seus tênis
Qual a idade do seu tênis? Se você se exercita regularmente e os tem há mais de 6 meses, provavelmente é hora de trocar. A maioria dos tênis são projetados para 45 a 60 horas de atividade, após o que se tornam menos eficazes na proteção das articulações e na absorção de choques. À medida que envelhecemos, nossas articulações são cada vez mais propensas a lesões relacionadas ao impacto, portanto, proteja-se e mantenha os dedos dos pés em ótimas condições.
Ignorar o aquecimento
Quando você estiver pronto e motivado para se exercitar, parar para se alongar e se aquecer primeiro pode parecer uma chatice total. No entanto, pular essa etapa vital está preparando você para lesões mais tarde na estrada. Trabalhar com músculos e articulações frios nunca é divertido, mas com a idade, estamos ainda mais propensos ao desgaste, um problema agravado pela falta de aquecimento. Também levamos muito mais tempo para nos recuperar de uma lesão, então, a menos que você queira ficar fora de ação por 3 semanas com uma torção no tornozelo, comece a fazer parte de sua rotina regular!
Bikram Yoga
Uma prática regular de ioga pode ser uma maneira fantástica de manter a flexibilidade e a força à medida que envelhece, mas estilos de ioga como o Bikram, que são praticados em temperaturas extremamente quentes, são uma receita para o desastre. O calor excessivo não apenas aumenta o risco de esticar demais os músculos, mas também aumenta a probabilidade de desidratação, um problema comum para pessoas com mais de 40 anos.
Corrida de longa distância
Fãs de corrida obstinados podem odiar ouvir isso, mas corrida de longa distância se torna cada vez menos aconselhável à medida que você envelhece. A osteoartrite é a doença articular mais comum do mundo e, embora a corrida não cause osteoartrite, com certeza a exacerbará, colocando um enorme estresse nas articulações do joelho, tornozelo e quadril e por toda parte. Para uma alternativa de treino cardiovascular de baixo impacto e de corpo inteiro, recomendamos nadar.
Treinamento intervalado de alta intensidade
Exercícios aeróbicos super intensos e de alto impacto e sessões de treinamento estão na moda no momento, mas não são para todos. A capacidade aeróbica diminui com a idade e, combinada com menor flexibilidade articular e muscular, exercícios em ritmo acelerado que envolvem muitos saltos podem torná-lo mais propenso a lesões. Troque os treinos intensos por um treino completo e de ritmo mais lento que permite que você se mova por toda a sua amplitude de movimento sem sobrecarregar as articulações. Você vai nos agradecer depois!