O Festival de Cinema de Gramado anunciou, na noite de sábado (19), os vencedores da 51ª edição do evento. O cinema cearense foi destaque na premiação. O longa-metragem "Mais Pesado é o Céu", dirigido por Petrus Cariry, foi reconhecido com quatro prêmios.
A produção venceu em "Melhor Direção", "Fotografia" (ambos para Petrus), "Montagem" (para Firmino Holanda e Petrus) e "Prêmio Especial do Júri", entregue à atriz Ana Luiza Rios. O Festival é considerado um dos principais eventos de cinema do país. Reúne anualmente grandes nomes da dramaturgia nacional.
"Mais Pesado é o Céu" foi filmado nos municípios de Quixadá e Nova Jaguaribara. Na história, Antônio (Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios) são ex moradores de Jaguaribara, cidade que sumiu do mapa após ser submersa pelas águas do Açude Castanhão. Após acolher uma criança abandonada, os dois iniciam uma difícil jornada pelas estradas do sertão.
Outras produções filmadas e também construídas pelo cinema do Ceará participaram do festival. O documentário "Memórias da Chuva", de Wolney Oliveira, concorreu na mostra "longas-metragens documentais.
Pelas redes sociais, Petrus Cariry agradeceu a comissão curadora e a organização do evento. Destacou também todo o trabalho da equipe na realização do filme.
"Viva o cinema brasileiro! Aproveito e mais uma vez agradeço a equipe técnica e elenco! Obrigado pela dedicação! Vocês são demais!", compartilhou.
A atriz Ana Luiza Rios também parabenizou a equipe do longa. "Sensação de reconhecimento do nosso trabalho como atrizes, atores e atorxs é como a da melhor onda do mar batendo no peito!", explicou a artista.
"Mais Pesado é o Céu" é o sétimo longa-metragem de Petrus Cariry. Além de Nachtergaele e Rios, o elenco ainda traz nomes como Silvia Buarque, Danny Barbosa e Buda Lira. A produção é de Bárbara Cariry, por meio da Iluminura Filmes, e a distribuição está a cargo da Sereia Filmes.
O longa de Silvio Guindane, "Mussum - O Filmis", levou seis troféus Kikitos para casa. Além de "Melhor Filme", a cinebiografia de Antônio Carlos Bernardes (1941-1994), o querido "Mussum", ganhou como "Melhor Filme por Júri Popular", "Melhor Ator", "Melhor Ator Coadjuvante", "Melhor Trilha Musical" e "Menção Honrosa".
‘Tia Virgínia’, dirigido por Fábio Meira, acumulou um total de seis troféus. Em 2023, o Festival de CInema de Gramado homenageou as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia (que morreu durante o festival, em Gramado, aos 90 anos).
Petrus Cariry nasceu no Ceará, em 1977. Realizou nove curtas-metragens entre 2002 e 2010, entre eles “A Velha e o Mar”, “Dos Restos e das Solidões” e “A Montanha Mágica”. Em 2007, dirigiu o drama familiar “O Grão”, seu primeiro longa-metragem, que deu início ao que intitulou de "Trilogia da Morte", composta também por “Mãe e Filha” (2011) e “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois” (2015).
Juntos, os primeiros longas ganharam mais de 70 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais. Depois de “O Barco” (2018), dirigiu o documentário “A Jangada de Welles” (2019), ao lado de Firmino Holanda, e a ficção “A Praia do Fim do Mundo”, ainda inédita em circuito comercial.
Melhor filme
Mussum, O Filmis - Silvio Guindane
Melhor Direção
Petrus Cariry - Mais Pesado é o Céu
Melhor filme (júri popular)
Mussum, O Filmis - Silvio Guindane
Melhor filme (júri da crítica)
Tia Vírginia - Fábio Meira
Menção Honrosa
Vera Valdez - Tia Virgínia
Martin Macias Trujillo - Mussum - O Filmis
Prêmio especial do júri
Ana Luiza Rios - Mais Pesado é o Céu
Melhor ator
Aílton Graça - Mussum, O Filmis.
Melhor atriz
Vera Holtz - Tia Virgínia
Melhor ator coadjuvante
Yuri Marçal - Mussum, O Filmis
Melhor atriz coadjuvante
Neusa Borges - Mussum, O Filmis
Melhor fotografia
Mais Pesado é o Céu - Petrus Cariry
Melhor roteiro
Tia Virgínia - Fábio Meira
Melhor montagem
Mais Pesado é o Céu - Firmino Holanda e Petrus Cariry
Melhor direção de arte
Tia Virgínia - Ana Mara Abreu
Melhor Trilha Musical
Mussum, O Filmis - Max de Castro
Melhor desenho de som
Tia Virgínia - Ruben Valdés