Na madrugada deste domingo (09.07), aconteceu, no Pátio Welucci, Zona Sul de São Paulo, a final do concurso Miss Universo Brasil 2023 que foi transmitido pelo canal do Miss Universo Brasil no YouTube e pela TV Meio Norte. A vencedora foi a gaúcha Maria Eduarda Brechane, do município de Rio Grande.
Modelo desde os 8 anos, Maria Brechane, que hoje tem 19 anos, é de descendência portuguesa, indígena e italiana. Poliglota e acadêmica de Jornalismo, diz que foi o estudo que a fez chegar onde agora está. "Foi a educação que me trouxe aqui. Ela que me abriu portas, horizontes e a ela sou muito grata. Eu tive o privilégio de ter um bom estudo e, por isso, me questionei muitas vezes: como eu posso fazer com que minhas experiências, vivências e sonhos ajudem o próximo?", disse ao discorrer sobre o tema Educação.
Maria já foi jogadora de tênis e vôlei, lutadora, ginasta olímpica e artística, escoteira, já fez dança e teatro e domina técnicas de desenhos, pinturas e esculturas, bem como toca violão, piano e pandeiro, além de ser poliglota.
Dentre as pessoas que compunham o júri que a elegeu, estavam a Miss Universo 2011 Leila Lopes, angolana, a Miss Universo Brasil 2019 Júlia Horta, de Juiz de Fora/MG e a apresentadora e modelo Renata Kuerten.
A noite foi dedicada à gaúcha Ieda Maria Vargas, homenageada por ter sido a primeira brasileira a ganhar o Miss Universo, há 60 anos.
Com a vitória de ontem, Maria Brechane leva a faixa e a coroa, avaliadas em R$ 50 mil, o prêmio de R$ 150 mil e irá concorrer ao título de Miss Universo que terá sua final em dezembro, em El Salvador.