Não é nenhuma novidade que, além de causar uma ressaca daquelas, se embriagar ainda prejudica a saúde de várias formas diferentes. Porém, fazer as escolhas certas sobre o que comer antes de beber álcool pode ser o segredo para evitar aquele mal estar típico da manhã seguinte a uma noite regada a drinks.
De acordo com alguns estudos, existem alimentos que podem contribuir para que seu organismo não sofra as consequências do alto consumo de bebidas.
Isso ocorre porque a comida mantém o álcool no estômago por mais tempo e diminui a velocidade com que ele é absorvido pelo corpo, fazendo com que você não fique embriagado tão rapidamente.
Dito isso, que tal conhecer os alimentos que vão te salvar da ressaca na próxima vez que você for tomar alguns drinks? Veja a seguir quais são eles e por qual motivo estão nessa lista!
Bananas
As bananas são ricas em potássio, que é um eletrólito que desempenha um papel importante na função muscular, pressão arterial, função nervosa e regulação de fluidos.
De acordo com um estudo de 2020, o organismo tende a perder esse mineral quando bebemos álcool, especialmente em quantidades excessivas. Portanto, consumir banana antes de ingerir bebidas alcoólicas pode ajudar a aumentar a quantidade desse nutriente no corpo.
Além dela, espinafre, abacate, batata, lentilha, leite e iogurte também entram na lista de opções ricas nesse mineral.
Melão
O melão também entra na lista de bons alimentos para comer antes de beber álcool por ser composto por muita água e, consequentemente, ajudar a hidratar o organismo, prevenindo a desidratação associada ao consumo das bebidas. O mesmo vale para a melancia.
Salmão
O salmão é rico em vitamina B12, um nutriente importante que geralmente diminui com o consumo de álcool, segundo a Cleveland Clinic, dos Estados Unidos.
Além disso, o peixe também é rico em proteínas e gorduras saudáveis, que podem retardar a absorção do álcool pelo corpo.
Ovos
Os ovos são outra excelente opção de alimento rico em proteínas que pode ajudar a retardar a absorção de álcool pelo corpo.
Contudo, os benefícios não param por aí: eles também são ricos em um aminoácido chamado cisteína, que desempenha um papel importante no metabolismo do álcool, de acordo com uma pesquisa divulgada em 2020.
Aspargos
Alguns estudos mostram que o aspargo pode ser benéfico para a saúde do fígado.
De acordo com as pesquisas, o extrato desse legume foi capaz de melhorar os marcadores da função hepática em camundongos com danos no fígado. Além disso, ele também contém muitos antioxidantes que podem reparar os danos causados pelo álcool.
Suco de pera-maçã
Pessoas que consomem suco de pera maçã – ou pera asiática, como também é conhecida – antes de beber podem ter ressacas menos graves no dia seguinte, segundo um estudo de 2013.
O motivo está em algumas propriedades presentes nessa fruta, que atuam nas enzimas do metabolismo do álcool, especificamente álcool aldeído desidrogenase, que aceleram a eliminação do álcool do corpo.
Isso, contudo, só funciona se a bebida for consumida antes dos drinks. Tomar o suco de pera no final da noite provavelmente não ajudará a evitar uma ressaca no dia seguinte.