O Dia Internacional do Orgulho Gay é celebrado nesta terça-feira, 28 de junho. A comemoração é também conhecida como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Queer, Pessoas Intersexo e Assexual) e como Dia do Orgulho Gay. Em alusão a data, são realizados diversos eventos com objetivos de promover conscientização ao combate à homofobia e representatividade das pessoas LGBTQIA+ em vários setores da sociedade.
O Dia 28 de junho é considerado como Dia do Orgulho LGBTQIA+ em homenagem à Rebelião de Stonewall Inn ocorrida em 28 de junho de 1969. Na época, houve revolta contra invasões da polícia de Nova York a bares que eram frequentados por gays. Estes sofriam diversas violências praticadas pelas autoridades.
Dia do Orgulho LGBTQIA+: Revolta ou rebelião de Stonewall
A revolta ou rebelião de Stonewall é considerada o marco na luta pela igualdade de direitos de LGBTQIA+. Stonewall Inn abreviado para Stonewall foi e ainda é um bar gay e recreativo que fica em Nova York, nos Estados Unidos. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, a polícia foi realizar uma ação no local.
Na época, policiais entraram no bar e prenderam funcionários e frequentadores do local, além de agredi-los. No entanto, as pessoas que eram levadas sob custódia e que sofreram diversos tipos de violências passaram a se revoltar com as autoridades. Uma multidão que estava fora do bar Stonewall também protestou contra as atitudes dos policiais.
Celebração pelo mundo
A partir desse episódio, foram realizadas uma série de protestos em cidades norte-americanas em favor dos direitos de
LGBTQI+. No ano seguinte à rebelião de Stonewall, em 1970, aconteceu a 1ª Parada do Orgulho Gay para relembrar a
luta contra o preconceito, além de reforçar o direito à igualdade.
A data, desde então, é relembrada por meio de eventos pelo mundo que expressam o orgulho em assumir a orientação sexual e a identidade de gênero. Quanto ao bar Stonewall, em 2015 recebeu o estatuto especial da Comissão de Preservação de Marcos da Cidade de Nova York. Além disso, é oficializado como um monumento nacional.