Dona de muitos dos super-heróis mais famosos do mundo, a DC forma um império nas revistas em quadrinhos e na indústria audiovisual, com uma lista enorme de filmes, mas você sabe de onde veio a sigla que dá nome à empresa? As letras vêm de Detective Comics e a história começou em 1934, com a fundação da empresa National Allied Publications, que publicou uma revista com o nome de Detective Comics e, mais tarde, passou a ser conhecida como DC Comics.
A princípio, a National Allied Publications publicava tirinhas de jornais, como as que vemos até hoje. Algumas dessas tiras já até tinham histórias de super-heróis e vale notar que um deles pertencia aos criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, antes do nascimento do clássico personagem e de sua primeira aparição nas telas. Como o próprio nome indica, a Detective Comics tinha como tema principal histórias de detetives, que também tiveram Siegel e Shuster entre seus criadores.
Quando a National Allied começou a enfrentar problemas financeiros, o fundador, Malcolm Wheeler-Nicholson, fechou um acordo com o editor Harry Donenfeld, dono de uma distribuidora de revistas. A princípio, a DC Comics era liderada pelos dois, mas, mais tarde, Wheeler-Nicholson não só vendeu sua parte da empresa, como passou toda a National Allied para Donenfeld.
Em 1938, a empresa publicou a Action Comics, título em que o Superman apareceu pela primeira vez, dando início a uma era de super-heróis que viria a se tornar uma indústria milionária mais tarde. Pouco tempo depois, em 1939, o Batman apareceu pela primeira vez na 27ª edição da Detective Comics, influenciando muitas obras até hoje, e outros personagens superpoderosos foram surgindo a partir daí.
Nesta época, DC ainda não era o nome oficial da empresa, mas como os selos “DC Publication” começaram a aparecer nas publicações, os leitores começaram a se referir a ela como DC Comics - e o mais impressionante é que a mudança formal para o novo nome só aconteceu MUITO mais tarde, em 1977.
Após a estreia do Superman e do Batman, em 1938 e 1939, a empresa lançou a Mulher-Maravilha e a Sociedade da Justiça da América, seu primeiro grupo de super-heróis, que incluía personagens como o Sr. Destino, Lanterna Verde, Sandman, além da versão original do Flash. O Robin também surgiu na mesma época, se tornando o primeiro grande “ajudante”no gênero.
A DC veio antes da Marvel. Como dissemos acima, a empresa que viria a se tornar a DC depois foi fundada em 1934, enquanto a primeira publicação da Marvel saiu em 1939, quando a editora ainda tinha o nome Timely Publications. Os primeiros heróis foram o Tocha Humana e Namor, o Príncipe Submarino. A título de curiosidade: a primeira criação de Stan Lee na Marvel foi o Quarteto Fantástico, em parceria com o artista Jack Kirby.
Qual das duas empresas tem os melhores super-heróis? Esta provavelmente é uma das grandes questões da cultura pop - e vamos deixar esta resposta para vocês!