Quando os designers da X + Living abordaram a estética para este jardim de infância paradisíaco em Huzhou, China, seu objetivo era criar um museu nas nuvens. Em agosto de 2021, quando a escola particular Zi Ling Changxing foi concluída, os alunos ficaram maravilhados.
Enquanto a escada ondulante do saguão com escadas índigo lembra os movimentos das nuvens, seis grandes luminárias esféricas acima emulam estrelas em um céu branco. O lobby, segundo o designer, convida os alunos a apreenderem a infinitude do universo.
(Foto: Divulgação/ X+Living/Jieyi Architecture Photography)
Todas as 28 salas do jardim de infância são projetadas para estimular os alunos a serem criativos, explorar e pensar de forma independente. Embora cada espaço apresente uma estética singular, há um tema abrangente: os espaços devem encorajar uma sensação de liberdade. Cada sala de aula funciona como um mini centro de ciências, espaço cultural e galeria de arte, explica Xiang, para inspirar as crianças a aprenderem sobre diferentes disciplinas.
A equipe de design também atraiu influências de Antoni Gaudí, refletindo a predileção do arquiteto catalão por curvas onduladas e sua espetacular atenção aos detalhes. “A perseverança e o respeito de Gaudí pela curva natural em seu trabalho e seu controle preciso dos detalhes realmente me inspiraram ao projetar este projeto”, diz Xiang.
Dentro do auditório, o X + Living optou por uma abordagem mais minimalista para este grande espaço aberto, com cadeiras roxas, rosa e amarelas pastel alinhadas como macaroons. X + Living trabalhou especificamente com essa harmonia de tons frios e quentes, ao invés das cores vivas típicas das escolas. A paleta de cores do Zi Ling Changxing tem como objetivo acalmar os alunos, não distraí-los ou sobrecarregá-los. Isso foi importante no auditório e nas outras salas da escola.
(Foto: Divulgação/ X+Living/Jieyi Architecture Photography)
A piscina interna é um dos lugares mais distintos de Zi Ling Changxing. Um teto ondulado acima e a própria curva da piscina lembram às crianças que elas estão em um ambiente de admiração e exploração. “A luz suave da faixa de luz rosa pálida oculta e a lâmpada esférica embutida no teto impregnam a cena, o que não só protege a visão das crianças, mas também fortalece a atmosfera”, diz o designer. Grandes janelas são colocadas estrategicamente ao redor da piscina, para que os espectadores possam ver a luxuosa piscina a partir dos corredores deste espaço de aprendizado etéreo.
Fonte: Architectural Digest