O manuscrito de O Pequeno Príncipe, do autor Antoine de Saint-Exupéry, nunca antes exibido na França, será exposto em Paris de fevereiro a junho de 2022, anunciou nesta terça-feira (7) o MAD (Museu de Artes Decorativas).
O aviador escreveu a narrativa em Nova York e Long Island, onde estava exilado, entre junho e novembro de 1942. Desde então, o manuscrito não saiu dos Estados Unidos: o escritor o havia deixado com uma amiga, Silvia Hamilton, antes de ir para o norte da África durante a guerra, em 1943. A amiga o vendeu para a Biblioteca e Museu Morgan em 1968.
A instituição privada emprestará o manuscrito ao MAD, que acolhe a exposição Encontro com o Pequeno Príncipe de 17 de fevereiro a 26 de junho em sua ala no Palácio do Louvre.
A mostra terá "mais de 600 peças", incluindo "aquarelas, esboços e desenhos —a maioria deles inéditos— mas também fotografias, poemas, trechos de jornais e correspondências", informou o museu em um comunicado.
O Pequeno Príncipe, que conta as aventuras em vários planetas de um menino aparentemente ingênuo, mas filósofo, é um dos maiores sucessos da literatura mundial.
Após sua publicação em francês e inglês em Nova York em 1943, Saint-Exupéry morreu durante uma missão no Mediterrâneo em julho de 1944. Assim, o autor não soube do êxito de sua obra, que só foi publicada na França em 1946 e hoje já foi traduzida para mais de 300 idiomas.
O manuscrito foi exibido em 2014 pela Biblioteca e Museu Morgan em Nova York.
Originalmente com mais de 30 mil palavras e difícil de entender, o livro foi cortado pela metade por um escritor que buscava maior simplicidade de estilo.