O palhaço Benjamin de Oliveira (1870-1954) é homenageado no encerramento das mostras da série Ocupação, do Itaú Cultural, em 2021, que começou ontem, sábado, 27. A exposição contará com cerca de 120 peças em um ambiente inspirado em lona de circo, entre elas jornais, fotografias, livros, documentos, fonogramas e objetos originais, colhidos nos arquivos de sua família por pesquisadores.
Benjamin de Oliveira nasceu em Pará de Minas (MG), filho de uma escrava e um capataz de fazenda. Se encantou com o circo durante a visita de um à cidade e fugiu com a trupe logo aos 12 anos de idade.
"Se tornou um dos homens mais importantes para o desenvolvimento e a modernização do circo brasileiro, fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo estreando, em 1904, um texto dele próprio, O Diabo e o Chico. O sucesso foi tamanho que a partir dali a programação circense passou a contemplar as montagens teatrais com muito sucesso de público e crítica. Além disso, atuou em filmes e gravou discos", informa o Itaú Cultural.
Matéria retratando a trajetória de Benjamin de Oliveira publicada no jornal 'Noite Ilustrada', do Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1939 (Foto: Acervo Ermínia Silva/Itaú Cultural/Divulgação)
Para mais informações, é possível acessar o site da exposição.
De 27 de novembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022 (terça-feira a domingo, das 11h às 19h)
Itaú Cultual - Avenida Paulista, 149, piso térreo (próximo à estação de metrô Brigadeiro)
Mais informações pelo telefone (11) 2168.1777 (das 10h às 18h) o pelo e-mail: atendimento@itaucultural.org.br