O diretor assistente do filme Rust, Dave Halls, já havia se envolvido com um incidente com arma de fogo no set de filmagem do longa Freedom’s Path, em 2019. A informação foi relatada pela empresa Rocket Soul Studios à CNN norte-americana, nesta segunda-feira (25).
Halls foi identificado como a pessoa que entregou a arma carregada ao ator Alec Baldwin, que disparou e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, na última quinta-feira (21). No momento, o diretor teria gritado “arma fria”, expressão usada para identificar uma arma segura.
Segundo a CNN, Halls atuava como assistente de direção no longa Freedom’s Path quando uma arma “disparou inesperadamente” no set. Um membro da equipe de som da produção teria “se retraído com a explosão”.
Ele ficou levemente ferido no incidente, e teve de se afastar por alguns para realizar um tratamento médico. Depois que o funcionário retornou ao set, Halls foi demitido.
– Halls foi retirado do set imediatamente e a arma cenográfica foi descarregada. A produção não voltou até que Dave estivesse fora do set. Um relatório sobre o incidente foi feito e registrado na época – disse a empresa.
Ainda de acordo com o comunicado, “Dave Halls foi oficialmente demitido e a razão da demissão foi dada a ele”, mas ele “estava muito arrependido pelos acontecimentos, e entendeu o motivo de ser demitido”.
– Um novo assistente de direção, assim como um novo especialista em armas foi contratado para o período principal das filmagens. A produção do filme terminou com sucesso – finalizou o texto.
Ex-colegas de trabalho também relataram à CNN que Halls violava as normas de segurança exigidas para os equipamentos usados nas gravações.