Ontem (20) a atriz italiana Sophia Villani Scicollone, conhecida mundialmente por seu nome artístico Sophia Loren, completou 87 anos.
Nascida em uma família humilde no subúrbio de Roma, Reino da Itália, em 20 de setembro de 1934, Sophia Loren começou a conhecer a fama quando participou do concurso Miss Itália. A partir daí começou a fazer aulas de dramaturgia e entrou para o cinema em 1950. A princípio fez pequenos papéis, até entrar para a Paramount Pictures.
Em 1962, recebeu o Oscar de melhor atriz por sua atuação no filme Duas Mulheres, que também lhe rendeu o prêmio da Associação dos Críticos de New York e do Festival de Cannes. Em 1964, recebeu um milhão de dólares em sua participação no A Queda do Império Romano, uma quantia admirável para a época. Foi nessa década, a de 60 do século XX, que Sophia Loren se consagrou como um dos maiores nomes do cinema.
Em 1991, recebeu o Oscar Honorário por sua contribuição ao cinema mundial, sendo declarada "um dos tesouros do cinema". Em sua filmografia, além de Duas Mulheres, podemos encontrar clássicos como Cleópatra (1953), O Ouro de Nápoles (1954), O Homem de La Mancha (1972), Um Dia Muito Especial (1977) e Love, Marilyn (2012), dentre outros.