Ney de Souza Pereira, natural de Bela Vista, Mato Grosso do Sul. Cantor, dançarino e ator. Considerado, pela revista Rolling Stones, como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e trigésimo maior artista brasileiro de todos os tempos. Esse é o Ney Matogrosso que no dia 1º de agosto completará 80 anos de pura energia.
Revolucionador de costumes na década de 70, com seu visual ousado e sua performance cênica apimentada, Ney foi o primeiro a mudar a concepção da maneira de agir do homem brasileiro. Afeito a homens e mulheres, não embarca nessa onda da linguagem neutra e do não-binário. Avesso a qualquer tipo de ditadura, enfrentou, à sua maneira, o regime militar mas não se sente nem um pouco representado pela esquerda que foi quem mais procurou reprimi-lo. Prestes a completar 80 anos, apresenta-se vigoroso em corpo e mente (recentemente postou uma foto de sunga que fez seu público delirar).
Ney disse que em seu aniversário seu presente vem em dose dupla: o lançamento do livro Ney Matogrosso - A Biografia, do jornalista e biógrafo Júlio Maria, e o lançamento do EP Nu Com A Minha Música, a ser lançado pela Sony Music.
A biografia, que já está à venda e foi lançada pela Companhia das Letras, conta sua infância, sua morada na Vila Militar de Campo Grande, sua estadia na Aeronáutica no Rio de janeiro, sua marcante presença nos Secos & Molhados e seu namoro com Cazuza, dentre outras passagens.
O EP traz quatro faixas, dentre as quais a que lhe dá o título, Nu Com A Minha Música, composição de Caetano Veloso.
Em verdade, nos 80 anos desse grandioso artista quem será presenteado é o seu grande e fiel público.