O radiologista, agricultor, apicultor e comerciante João Bosco Gomes, que também é um grande estudioso da História de Juazeiro do Norte/CE e do Padre Cícero Romão Batista, publicou em suas redes sociais o que pode ser uma descoberta importante para a arqueologia local.
Trata-se, provavelmente, de um pedaço do muro do Círculo da Mãe de Deus encontrado no Sítio Maroto que é vizinho ao Horto onde fica a turística estátua do Padre Cícero.
O Círculo da Mãe de Deus foi uma extensa construção de muro e valado que cercou Joaseiro - nome do Município à época - para se proteger contra a invasão das tropas do governo do tenente-coronel Franco Rabelo que representava a Política dos Governadores do então presidente Mal. Hermes da Fonseca. Sua construção foi proposta por Antônio Vilanova, ex-combatente da Guerra de Canudos (1896-1897).
Essa página da História do Brasil chamada de Sedição de 14 ou Revolta de Juazeiro teve seu início no dia 15 de dezembro de 1913 quando uma Assembleia dissidente elegeu Floro Bartolomeu, aliado do Padre Cícero, como governador provisório do Ceará e seu término em 15 de março de 1914 quando as tropas sediciosas de Joaseiro depuseram o governador depois de entrarem vitoriosas em Fortaleza.
João Bosco Gomes é um juazeirense que estuda com afinco a História do Município onde nasceu. Essa descoberta in loco, uma vez confirmada pela Ciência através da Academia ou alguma instituição de Arqueologia, terá o grande mérito de engrandecer ainda mais essa passagem histórica que significou a consolidação da independência política de Juazeiro do Norte em relação aos governos estadual e nacional, algo que, de forma diferente, voltou a acontecer nas eleições de 2024.