Os cânceres silenciosos são aqueles que na fase inicial não apresentam sintomas claros. Isso significa que, no momento em que surgem sintomas evidentes, o câncer já pode ter avançado para um estágio mais grave.
Portanto, o uso do termo “silencioso” não indica a ausência de sintomas, mas sim que os primeiros sinais podem ser semelhantes aos de outras condições de saúde menos graves.
Veja os tipos de câncer que são mais difíceis de serem detectados, seja por sua evolução silenciosa ou por seus sintomas iniciais serem semelhantes aos de outros problemas de saúde.
O câncer de cólon é um desses que, muitas vezes, não apresenta muitos ou nenhum sintoma no início. Os sinais silenciosos da doença podem incluir:
A doença também pode apresentar sintomas mais claros, como sangramento pelo ânus e alterações nos hábitos intestinais normais, incluindo evacuações mais frequentes ou constipação.
O câncer de pâncreas é outro tipo de câncer silencioso que é notoriamente difícil de diagnosticar. No início do seu desenvolvimento, os sintomas podem ser indistintos e incluir:
Por isso, é crucial manter as consultas de rotina e exames periódicos em dia, a fim de identificar doenças em seu estágio inicial e aumentar as chances de um tratamento de sucesso.
Se você notar quaisquer mudanças anormais no seu corpo ou comportamento, entre em contato com um profissional de saúde imediatamente.