O presidente Jair Bolsonaro anunciou, durante live semanal desta quinta-feira 18, que o governo federal zerou o imposto de importação de suplementos alimentares, como Whey Protein, creatina, multivítamínicos e outros itens de nutrição esportiva.
Além de reduzir os impostos sobre os suplementos alimentares, Bolsonaro informou que foi zerado a taxa de importação de coletes e jaquetas infláveis, acessórios que custam, atualmente, em torno de R$ 4 mil.
Segundo o presidente, as medidas favorecem “o pessoal que gosta de malhar”, motociclistas e o próprio governo federal. Depois de anunciar a redução, Bolsonaro recebeu críticas de opositores, que alegavam a falta de refreamento dos impostos sobre os alimentos.
“Já anunciamos há meses!”, rebateu ele, nas redes sociais. “Os impostos sobre itens da cesta básica têm sido reduzidos e zerados continuamente desde 2020, para combater os efeitos do ‘fica em casa que a economia vê depois’ e da guerra”. De acordo com o presidente, alguns alimentos e produtos que tiveram o custo reduzido foram: