Quase 11 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder receber um benefício extra em maio. A concessão faz parte de uma medida, que revisou os auxílios por incapacidade. Dessa forma, o recebimento de valores deve acontecer no período de 1 a 7 de maior. No total, o INSS irá atender 10.941 segurados.
A revisão está vinculado em uma ação do calendário de pagamentos do INSS, por meio do artigo 29, consolidado junto Ministério Público Federal. A notícia, porém, é que este é o último lote do benefícios extra. Ou seja, quem não for contemplado em maio, não irá mais receber
Os beneficiários são aqueles amparados por benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, entre 2002 e 2009. Durante o período, o INSS não levou em consideração as 20% menores contribuições previdenciárias para realizar o cálculo do salário mínimo médio dos segurados. O acordo foi firmado em 2012, pelo Ministério Público Federal e autarquia.
Dessa maneira, no lote previsto para maio, segurados que tinham 45 anos em abril de 2012 serão contemplados. Para isso, é preciso que, nessa época, as pessoas não tenham recebido o recurso com erro. Além disso, precisam ter os direitos atrados em, no mínimo, R$ 6.000,01. Para realizar a consulta, deve-se acessar o portal Meu INSS ou pelo telefone 135 até o final do mês de abril. A liberação do recurso pode levar até dois meses para ser finalizada.