Há poucos dias, Francisco Vitório, mais conhecido como Chicão do Taquari, gravou um vídeo mostrando a imundície do único banheiro aberto da Praça da Matriz. Como o próprio Chicão fala em sua denúncia, "É bosta pura". Ao menos, era.
Quarta-feira (12.04), pela manhã, estive no local e registrei uma foto que mostra o banheiro já limpo. Infelizmente, nesse mesmo dia, esqueci o celular em um carro da 99. O motorista, após ser contatado, disse que não tinha pego o aparelho. Assim, sem foto, não posso mostrar o estado em que encontrei o banheiro que, apesar de limpo, exalava um forte cheiro de urina.
A hoje chamada "Praça da Matriz" foi uma praça pública onde funcionou o pequeno zoológico de Juazeiro do Norte/CE e a saudosa e histórica Quadra João Cornélio onde aconteceram competições memoráveis e apresentações de cantores famosos como Antônio Marcos, ícone da Jovem Guarda.
Quando Raimundão, então prefeito, passou o equipamento para a Paróquia Basílica Menor Santuário Nossa Senhora das Dores, todas as obrigações antes do Poder Executivo municipal em relação à referida praça também migraram para a instituição católica. Portanto, cabe ao pároco Cícero José da Silva zelar por sua conservação e pelo atendimento do local às demandas da população juazeirense e dos romeiros visitantes.
É inadmissível que apenas um banheiro se encontre aberto e, mesmo assim, em condições deploráveis. No vídeo gravado por Chicão, um romeiro que pretendia usar o banheiro, ao ver o rastro de fezes espalhado pelo chão, prontamente desistiu de satisfazer sua necessidade fisiológica.
As denúncias jornalísticas ou de caráter informativo, em sua absoluta maioria, são voltadas para o benefício legítimo de uma pessoa, uma comunidade ou uma população. O ideal seria que as precauções, os consertos, as soluções viessem antes de quaisquer denúncias para que estas não existissem. Mas não trabalhamos com o ideal e sim com a realidade.
Que o banheiro aberto ao público seja mantido limpo pela paróquia e que os demais banheiros vizinhos também, pois existe o público feminino. E que a construção dos novos banheiros iniciada retome suas atividades em prol da nação romeira nordestina.