A Praça Desembargador Juvêncio Santana, mais conhecido como Praça do Municipal devido a localização do antigo Ginásio Municipal Antônio Xavier de Oliveira (o famoso Ginásio Municipal), nome dado ao escritor e político que teve mais de 10 obras publicadas entre as décadas de 20 e 50 do século passado. é uma página da História de Juazeiro do Norte/CE, o querido Joaseiro do Padim. Entretanto, atualmente se encontra precisando de uma boa reforma.
Quadro de festividades religiosas, culturais, esportivas e políticas, endereço frontal ao primeiro prédio da Cajuína São Geraldo, é nela onde fica o prédio que hoje abriga as Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Situada na Rua Conceição, no quadrante que ainda pega as ruas 15 de Novembro, São Francisco e Santa Isabel, é parte do bairro São Miguel e se encontra localizada a aproximadamente 100 metros do Centro.
Com seus pés de juazeiro e algaroba, durante muito tempo foi espaço para jogos amadores, quadrilhas juninas, corrida de jumentos, fanfarras, quermesses, campanhas políticas, teatro, jogo de bila (bola de gude) e empinar arraia (pipa, papagaio) e também espaço para namoros, muitos dos quais acabaram em casamentos. A Praça do Municipal é parte da memória histórica, cultural, política e afetiva do Município.
Hoje a praça se encontra meio abandonada e a comunidade local reivindica sua reforma. Aparelhos do parque infantil e da academia popular se encontram danificados e alguns até mesmo destruídos. O piso da praça também está bastante avariado.
Que o governo municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), possa atender a essa reivindicação dessa parcela expressiva da população juazeirense que tem carinho e respeito por essa praça que tantas alegrias e honras trouxe à urbe ciceropolitana.