Alguns parecem elevadores de vidro retirados de um filme de ficção científica, outros um balde gigante de fibra de vidro, mas de qualquer maneira, os teleféricos pessoais de Wellington, na Nova Zelândia, fazem parte da magia diária para as centenas de pessoas moram na região montanhosa.
“Há algo muito romântico em voltar para casa tarde de uma festa e decidir pegar o teleférico até a casa. Parece que estou em uma daquelas rodas-gigantes turísticas: posso olhar ao longo da Liardet Street e há uma sugestão do oceano no topo do passeio”, diz Rose Lu, moradora de Vogeltown a repórter do The Guardian Eva Corlett.
Para uma cidade de apenas 215.000 habitantes, Wellington tem um número excessivamente alto de teleféricos pessoais ou elevadores inclinados – 152 na última contagem. Em outros países, esse meio de transporte privado é normalmente reservado para propriedades de luxo – as colinas de Los Angeles ou ao longo dos penhascos à beira-mar de Sydney – mas em Wellington, bondes serpenteando pelas encostas suburbanas são uma visão comum.
Encontrar uma casa com um teleférico não estava na lista de itens obrigatórios quando Lu e seu parceiro estavam procurando uma casa. Mas a propriedade que eles escolheram veio com um, apesar de haver uns 80 degraus relativamente modestos até a casa.
“Ficamos um pouco perplexos com o motivo da instalação de um teleférico, porque o acesso à casa não é ruim para Wellington. Mais tarde, descobrimos que o proprietário anterior instalou o teleférico por motivos de acessibilidade ”, diz Lu. “Minha mãe me fez prometer nunca me livrar dele porque ela não estava ficando mais jovem, então as escadas não seriam mais fáceis.”
Para Jess Hunt, moradora de Hataitai, um teleférico era um bônus adicional quando ela procurava um aluguel. “É meio que passa por entre as árvores e é silencioso. Você sente que está chegando a um pequeno santuário porque está subindo ou descendo silenciosamente ”, diz ela.
O teleférico atende três casas, com estações para cada uma. No mês passado, ela presenteou seu apartamento com uma oportunidade única de festa de Halloween.
“Estávamos sentados no teleférico conversando sobre a festa de Halloween e então pensamos, deveríamos ter como tema o teleférico e transformá-lo em um passeio fantasma. E eu pensei, por que não pegamos o Grim Reaper? Eu queria que fosse esse tipo de coisa que desce para o submundo. ”
Hunt colocou um anúncio para a comunidade estudantil, oferecendo-se para pagar alguém para assumir o papel. O candidato vencedor era “perfeito”, permanecendo no personagem por mais de duas horas e tocando sua própria música assustadora para dar ambiente, enquanto transportava almas para cima e para baixo na encosta.
Cerca de 300 teleféricos pessoais pontilhavam as colinas da cidade, mas a regulamentação foi introduzida em 2005 depois que uma família Wellington sobreviveu a uma queda de 10 metros quando o motor do teleférico quebrou. Como resultado, alguns bondes foram desativados.
Para alguns agregados familiares, é o único meio de acesso ao domicílio, o que pode representar dificuldades para o pessoal dos serviços de urgência.
Pete Burtonwood, que se aposentou do serviço de bombeiros há 18 meses, foi o responsável por criar um banco de dados dos bondes residenciais de Wellington, para que, em caso de chamada, os policiais soubessem o que esperar.
“Alguns deles estão ao longo de caminhos que levam à casa, mas alguns deles tiraram completamente o acesso normal dos pés”, diz ele. “É um desafio.”
Os limites de peso nos bondes também são restritivos. O máximo que Burtonwood viu em seu tempo foi de 350 kg.
“Dois bombeiros médios e seu kit completo com algum equipamento básico provavelmente gira em torno de 250 quilos. Imagem 2 da manhã, não há luz, você está tentando colocar uma mangueira lá – há todo um cenário de coisas que são desafiadoras. ”
A Access Automation é a empresa que fabrica e instala a grande maioria dos teleféricos residenciais do país. Seu proprietário, Mark Galvin, que está no negócio há 25 anos, diz que os teleféricos sempre foram uma característica da cidade, mas eram relativamente rudimentares no início.
“Tradicionalmente, os bondes seriam apenas um trilho reto que subiria a colina e as pessoas modificariam o contorno do terreno para se adequar a uma linha reta. Podemos fazê-los curvar e torcer e seguir a topografia do solo”, diz Galvin.
A demanda por teleféricos aumentou, diz ele, já que eles podem agregar valor a uma propriedade, mas também porque os locais de fácil acesso em Wellington estão se tornando mais difíceis de encontrar.
“Basicamente, transforma o que era um acesso difícil e complicado em algo realmente divertido e emocionante. É uma maneira espetacular de chegar em casa ”, diz Galvin.
A instalação de um pode custar cerca de US $ 150.000 a US $ 200.000, dependendo do terreno e, além disso, há custos de manutenção. Lu não tinha ideia de que consertar um teleférico seria tão caro.
“Custa mais a manutenção do teleférico do que de um carro normal, que nem possuímos, e percorre apenas cerca de 20 metros. Cada uma das fundações de concreto custa $ 30.000 a $ 40.000 para substituir, então fomos avisados sobre como mantê-las arrumadas. ”
A garantia anual de condicionamento físico do teleférico custa US $ 850. “Custos exorbitantes à parte, eu realmente amo o teleférico”, diz Lu.