O Grupo Escolar Padre Cícero foi fundado em Juazeiro do Norte/CE em 18 de setembro de 1927, por Juvêncio Santana, em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista. Hoje, com a denominação de EEIF Padre Cícero, existe no mesmo local de origem: a Praça do Cinquentenário.
O fluxo de veículos e pedestres no Rua Santa Rosa, local onde funciona a escola municipal, é intenso, Vários caminhões, ônibus e topics passam pelo local onde também se localiza o Memorial Padre Cícero e é via de acesso à estrada velha do Horto e próximo ao anel viário, além de ser vizinho à Alameda, na Rua São Francisco, espaço cultural e gastronômico que dá acesso à Praça Padre Cícero.
Populares solicitam do poder público municipal, particularmente do Departamento de trânsito e Transportes (DEMUTRAN), uma fiscalização no local para coibir os excessos de condutores de veículos e a segurança dos estudantes dessa escola primária.
Em colégios particulares, agentes de autoridade de trânsito são vistos orientando a circulação e a parada de veículos para embarque e desembarque de passageiros. Por que não fazer o mesmo em relação às escolas municipais que necessitam, uma vez que são públicas e mais carentes de proteção? Essa é a reivindicação dos populares.
Em tempo
Moradores das confluências das ruas da Conceição e São Jorge - rua esta que divide os bairros São Miguel e Centro, reclamam de uma tampa de galeria de escoamento de água que está quebrada no cruzamento dessas duas ruas.
O local é um dos mais movimentados de Juazeiro do Norte e tem um histórico de acidentes graves, inclusive com vítimas fatais. Os populares colocam pedaços de madeira para que condutores de veículos e pedestres - que podem quebrar um pé ou uma perna - identifiquem a tampa de bueiro quebrada para evitar acidentes.
Reclamações já foram feitas ao DEMUTRAN, mas é necessário que a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) resolva imediatamente esse que parece ser um pequeno problema mas que poderá trazer graves resultados.
(Foto: Reprodução)