Em recente artigo intitulado A BIBLIOTECA É O CORAÇÃO DA COMUNIDADE, a ex-deputada estadual e mestra em Políticas Públicas Íris Tavares chamou a atenção para o abandono da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem situada no Centro de Juazeiro do Norte/CE e que durante décadas foi a única fonte de pesquisa dos estudantes da rede pública de ensino no Município.
Biblioteca Municipal abandonada (Foto: Fábio Souza Tavares)
A Biblioteca Municipal, que tinha licitação para ser reformada em 3 meses, com início das obras em 1º de novembro de 2019 e conclusão em 31 de janeiro de 2020, até começou a reforma, mas foi paralisada por quebra contratual da empresa Gledson Construções Ltda., responsável pela obra.
Entretanto, em quase um ano do governo Glêdson Bezerra (PODE), a reforma que seria feita pela Gledson Construções Ltda. continua parada.
O Sovaco de Cobra procurou o Secretário de Cultura Vandinho Pereira para saber o porquê da paralisia. Vandinho nos disse que não se trata de esquecimento da Biblioteca, mas de fatores burocráticos e legais que entravaram a recuperação do equipamento cultural.
Segundo ele, a obra que tinha valor inicial de R$ 600 mil sofreu um aditivo passando ao valor de R$ 800 mil. Mesmo assim, a empresa queria um novo aditivo, alegando não ter lastro financeiro para dar continuidade ao serviço. Ainda segundo Vandinho, houve um litígio entre o Município e a empresa que só foi resolvido em setembro através do destrato licitatório. Entretanto, a segunda empresa colocada no certame não foi chamada porque somente a Gledson Construções Ltda. participou da licitação.
Vandinho disse que outros equipamentos culturais também estão interditados como é o caso do Teatro Marquise Branca e da estação ferroviária, mas que a reabertura da Biblioteca Municipal é prioridade e que a Secretaria de Cultura (SECULT) tem um novo projeto técnico de reforma elaborado pela Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e que um novo processo licitatório para a tão esperada reforma deverá ocorrer ainda este ano. Veja lá, Vandinho, pois só temos um mês e quinze dias.
Biblioteca Municipal abandonada (Foto: Fábio Souza Tavares)
A Biblioteca Municipal tem grande relevância para o Município. Como escreveu Íris, trata-se "do maior acervo da região do Cariri, que soma cerca de 27 mil exemplares e cujo equipamento compõe uma das oito bibliotecas polo do Ceará. De acordo com os dados da frequência de fevereiro de 2019, a biblioteca recebia em média mais 3.000 usuários por ano, mesmo nas péssimas condições em que se encontrava".
O acervo da Biblioteca Municipal se encontra hoje no Centro Cultural Marcos Jussier, onde funciona atualmente a SECTUR que não deverá permanecer muito tempo no local que tem por objetivo atender à comunidade do Pirajá. Vandinho diz que o acervo foi todo higienizado e que a Secretaria de Cultura deverá ir para o Vapt Vupt, espaço do governo estadual onde já funciona a Secretaria de Turismo (SETUR) que antes se abrigava no mesmo Centro Cultural Marcos Jussier.
Esperamos que as palavras do Secretário Vandinho se concretizem para que a população juazeirense tenha a sua biblioteca pública de volta. Esperamos que o governo Glêdson não siga a linha da construtora Gledson e passe quatro anos com a Biblioteca Municipal fechada.