Hoje, de 8 h às 13 h, parte do comércio do Centro de Juazeiro do Norte/CE ficará sem energia elétrica porque a ENEL realizará um desligamento programado para a realização de serviços na rede. O comunicado da ENEL, bastante resumido, não explica o motivo do desligamento, apenas diz que será para "melhorar o fornecimento de energia".
O comércio vem de sucessivos decretos de fechamento forçado determinado pelo governo estadual, vem do feriado municipal da padroeira e agora enfrenta essa ação descabida de ENEL. Por que não realizar o desligamento da rede ao final da tarde de sábado ou mesmo no domingo? A empresa quer economizar horas extras jogando o prejuízo para os comerciantes?
Sem ventiladores ou ares condicionados e sem caixas eletrônicos será um caos. E como as lojas de material eletrônico e de eletrodomésticos testarão suas baterias, suas lâmpadas, seus sons, suas caixas de som etc? Como funcionarão as sorveterias, os bares, as lanchonetes, as pizzarias, os restaurantes, as pastelarias sem os fogões e fornos eletrônicos, sem os congeladores e as geladeiras, sem os microondas e as chapas? E como ficarão os cybers e as lan houses sem seus computadores?
Atenção, ENEL! Falta de energia elétrica no bolso dos outros é refresco, mas saiba que os comerciantes podem muito bem processá-la. Programe-se para que na próxima vez tal absurdo não volte a acontecer.