Ontem (24), às 22 h, na Rua Augusto Dias de Oliveira, no Novo Juazeiro, um caminhão de caçamba aberta destinada à limpeza pública realizada pela Revert Pró Ambiental provocou um acidente que levou escuridão e prejuízos à população local, deixando a referida rua e algumas outras adjacentes sem energia elétrica, sem rede telefônica e sem rede de internet.
Segundo moradores, uma das duas caçambas que passava pela rua estava com a carroceria levantada e em determinado trecho saiu arrancando os fios das redes da ENEL, das operadoras de telefonia e dos serviços de internet. Os moradores conseguiram parar o caminhão, mais à frente, e tomar as chaves do motorista. A polícia foi acionada para evitar algo mais grave, já que era grande a revolta das pessoas prejudicadas com a situação.
Em um determinado quarteirão da rua, o impacto foi tão grande que até mesmo alguns roteadores foram arrancados da parede pela força com que a caçamba puxou as fiações. Com o tumulto que se formou e a falta de energia elétrica, muitos moradores, sem poderem ligar ventiladores ou ares-condicionados, foram dormir às três horas da manhã atormentados pelo zunir e pelas picadas das muriçocas.
O que esses caminhões faziam àquela hora à Rua Augusto Dias de Oliveira? Por que a limpeza pública juazeirense, ao menos nessa localidade, está sendo feita por caminhões com caçamba aberta em vez de caminhões compactadores? Por que um dos caminhões vinha com a caçamba elevada?
Crime contra o meio ambiente e contra a Saúde pública
Segundo relatos de moradores da área, essas caçambas levam entulhos para dois terrenos particulares próximos e sempre sem nenhum tipo de proteção. Mas o pior é que os moradores também relatam que, em certa ocasião, lixo hospitalar foi depositado no local e queimado. Ainda segundo os moradores, o cheiro fétido foi tão grande que alguns tiveram que sair com a família para casa de parentes, pois não conseguiram dormir em suas residências. Os relatos também dizem que, no dia seguinte, ainda dava para ver o que sobrou do material hospitalar incinerado, o que foi registrado através de imagens.
Existe muita coisa acontecendo nessa relação entre a Prefeitura e a Revert que o prefeito Glêdson Bezerra está escondendo da população e da grande imprensa. Mas o Sovaco de Cobra está alerta para mostrar que não se esconde a verdade com discursos de gabinete.
Infelizmente, em vez dos ecopontos e do aterro sanitário prometidos pelo prefeito, temos a multiplicação dos lixões realizada pela limpeza pública e com aval da Prefeitura.