Hoje (30.10), recebi, às 5 h 33 min, um vídeo com uma mensagem de um leitor do Sovaco de Cobra tratando de um flagrante criminoso contra o meio ambiente e a Saúde pública em Juazeiro do Norte/CE.
Eis o texto enviado por nosso leitor:
"Numa época em que a nossa região sofre com o calor exorbitante, aonde o ar encontra-se seco, ainda encontramos pessoas que sem nenhum escrúpulo faz isso. O fogo aqui registrado está nesse momento numa rua paralela à avenida Castelo Branco por trás da igreja Batista. O pior, além do aumento considerável da massa de calor, ainda teremos que conviver com a chuva da fuligem criada por esse incêndio criminoso, já sentimos na pele o efeito do pó preto que cai do céu nas ruas ao redor."
O fogo foi ateado logo no início da manhã de hoje e, ao passar pelo local, um terreno baldio na Rua Francisca Paula Bezerra, quem fez o registro viu pessoas próximas às chamas, levando a crer serem autoras do incêndio. O terreno fica no bairro Limoeiro, atrás da Igreja Batista da Avenida Castelo Branco, conforme relatado pelo nosso leitor.
O Sovaco de Cobra já denunciou inúmeras vezes esse tipo de crime cometido por populares irresponsáveis e que é contra o meio ambiente, a saúde da população e até mesmo contra a propriedade privada, pois a fuligem oriunda dessa ação mancha móveis, roupas e outros materiais de tecido e o fogo pode alastrar-se e provocar um incêndio de grande proporção.
Inúmeros terrenos baldios são usados para essa prática criminosa por populares que desrespeitam às suas próprias comunidades. Faz-se mister a coibição efetiva dessa prática com penalização desses indivíduos pelo poder público municipal monitorando os locais mediante as denúncias recebidas.