Na tarde de ontem (11.07), no Crato/CE, barraqueiros que montam barracas próximo onde se encontra a entrada para o espaço de shows da ExpoCrato, no Parque de Exposição Pedro Felício, foram surpreendidos pela presença da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de componentes da equipe de organização do megaevento. Segundo comunicado, este ano não poderão comercializar no referido local.
A ExpoCrato, que este ano está sob o comando do deputado federal Yury do Paredão (MDB) - que também é empresário da área de produção de eventos -, começará amanhã (13.07) e terá shows gratuitos. E foi essa gratuidade que levou a organização do evento a decidir pela retirada dos barraqueiros do espaço em frente à entrada.
Os barraqueiros dizem que esse comunicado não poderia ser feito de forma abrupta, mas sim de maneira antecipada e debatida com eles que há anos colocam suas barracas no mesmo local e que já dedicaram esforço e gastaram um bom dinheiro para montá-las este ano.
O temor dos barraqueiros é que sejam colocados em um espaço sem trânsito suficiente de pessoas que possam otimizar uma boa clientela. Ou seja, o medo de ficarem no prejuízo.
Ao que parece, tudo na ExpoCrato 2024 foi bem discutido com os sujeitos do topo da pirâmide, pois Yury é um empresário bem organizado. Mas também parece que essa discussão não foi democratizada ao ponto de chegar à base dessa mesma pirâmide, pois Yury parece não ter apreço por barraqueiros - assim como não teve por um seu ex-caseiro.