Na mira de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela permanente insatisfação da clientela com seus serviços, a ENEL comunicou no dia 9 de fevereiro de 2023 que iria sair do Ceará e começaria a vender o seu controle acionário no mercado financeiro. Mas quase um ano depois, a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica para 184 municípios cearenses e 4,38 milhões de unidades consumidoras continua fazendo raiva ao povo cearense.
A ENEL é uma empresa italiana que no Brasil está em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a ENEL é campeã de reclamações. No Ceará, a empresa também está péssima na fita.
Recentemente, a ENEL começou a adotar um procedimento que antes não praticava deixando a clientela ainda mais insatisfeita. Passou a cortar o fornecimento de energia elétrica de unidades consumidoras com pagamentos atrasados a 40 dias.
Essa nova postura da ENEL vem somar-se a outras práticas que vem atritando, ainda mais, o consumidor com a empresa. Como não existe outra empresa distribuidora de energia elétrica no estado, o consumidor é obrigado a se "fidelizar" com a italiana.
A recente queda de energia que deixou 85% da capital paulista no escuro e a escuridão que provocou enormes prejuízos na rede hoteleira cearense no Réveillon são as últimas grandes performances da ENEL.
A CPI da ENEL em São Paulo terminou pedindo a intervenção na empresa, a realização de uma auditoria e a rescisão contratual por parte do estado. Mas, e no Ceará, qual o resultado da CPI? Qual a conclusão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) e o posicionamento do governador Elmano de Freitas (PT)?
Que o Ceará assuma a mesma postura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Algo diferente mostrará ao povo cearense que o trabalho dos deputados foi um exercício de pura demagogia. A prática da ENEL fede aos olhos dos consumidores cearenses e cega os ouvidos que já não enxergam fundamentos em tantas explicações desarrazoadas.
A luz chega em minha casa, mas o serviço da ENEL está mergulhado na escuridão.
Queria uma resposta de alguém sobre essas práticas abusivas da ENEL,Queria que aqui viesse algum político esclarecer quebra acontecendo, porque não se admire isso, sem punição alguma ou intervenção, com a resposta???Abuso total, um desrespeito ao povo cearense, uma vergonha!!!