noticias857 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Brasil

STF nega recurso sobre regra de reajuste de professores; entenda como fica

Publicada em 20/09/23 às 04:27h - 758 visualizações

Fábio Grellet, Estadão


Compartilhe
Compartilhar a noticia STF nega recurso sobre regra de reajuste de professores; entenda como fica  Compartilhar a noticia STF nega recurso sobre regra de reajuste de professores; entenda como fica  Compartilhar a noticia STF nega recurso sobre regra de reajuste de professores; entenda como fica

Link da Notícia:

STF nega recurso sobre regra de reajuste de professores; entenda como fica
Em julgamento virtual, STF negou embargos de declaração em ação sobre regra de reajuste de professores da educação básica  (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Em julgamento virtual encerrado no dia 11, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso apresentado contra acórdão emitido no curso da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.848, em que seis Estados (Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Roraima, Piauí, Goiás e Rio Grande do Sul) contestam uma regra de atualização do piso nacional do magistério da educação básica. Eles alegaram que o reajuste deveria ser determinado por lei e não por uma portaria do Ministério da Educação (MEC).

Em decisão de 2021 nessa mesma ação, o STF havia negado os argumentos dos autores e confirmado a validade do artigo 5º, parágrafo único, da Lei 11.738/2008, que regula a forma de atualização do piso nacional da categoria.

“O Tribunal, por unanimidade, julgou improcedente a ação direta e fixou a seguinte tese de julgamento: ‘É constitucional a norma federal que prevê a forma de atualização do piso nacional do magistério da educação básica’”.

Os Estados apresentaram embargos de declaração, que agora foram analisados e recusados pelo STF, nos termos do voto do ministro relator, Luís Roberto Barroso.

O atual piso do magistério é de R$ 4.420,55, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Selma Maria Ribeiro Crisostomo

20/09/2023 - 10:26:28

Bom dia meu amigo Fábio. Quando é que vão pensar que o professor é a base do GARI ao que estão sentados lá no STF 😉


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1776760
Usuários Online: 229
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!