A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (10), mais uma sessão ordinária, com destaque para a aprovação de dois projetos e a deliberação de diversos requerimentos. A plenária foi conduzida pelo vice-presidente Raimundo Júnior (MDB), em virtude da viagem institucional do presidente Capitão Vieira Neto (PTB) a Fortaleza.
No Grande Expediente, o vereador Janu (Republicanos) cobrou mais investimentos na Guarda Civil Metropolitana (GCM). O parlamentar apontou aumento no número de furtos a equipamentos públicos. No Hospital Estephânia, por exemplo, ele relatou furtos de rodas e baterias de ambulâncias. Para o vereador, essas ações criminosas poderiam ter sido evitadas com um maior efetivo da GCM.
“Vários PSFs foram arrombados, escolas que foram arrombadas. A gente que sabe que isso acontece porque a guarda municipal está reduzida. A gente pede que o Executivo devolva as horas extras da Guarda Municipal. Quando cria horas extras, tanto aumenta o efetivo como vai guarnecer os prédios públicos, o patrimônio público, e vai gerar menos gastos para o município”, disse o vereador.
A representante da Associação de Pipa Esportiva do Cariri (Apec), Gardênia Magalhães, fez uso da Tribuna para defender a construção de um pipódrono em Juazeiro do Norte. A intenção, segundo ela, é oferecer um local seguro para a prática esportiva, uma vez que acidentes com linhas cortantes têm aumentado neste período do ano.
“A gente procura um espaço de forma definitiva, para que a gente possa trabalhar de uma forma séria, de conscientização dos participantes. A gente preza pela segurança dos brincantes, como também das pessoas que estão ao redor, a população em geral”, disse Gardênia.
Na Ordem do Dia, duas matérias foram colocadas e discussão e votação. Dentre elas, o Projeto de Lei nº 301/2023, do vereador Claudionor Mota (PMN), que reconhece de utilidade pública a Associação dos Permissionários do Mercado do Pirajá. As duas matérias foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes.