O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a Europa na noite desta 2ª feira (19.jun.2023). O petista tem um encontro marcado com o papa Francisco, no Vaticano. Também se reunirá com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com o francês, Emmanuel Macron.
O voo de Lula está previsto para sair de Brasília às 23h59 e deve durar cerca de 11h. O 1º compromisso na agenda do presidente está marcado para 3ª feira (20.jun). É uma reunião com o escritor e sociólogo italiano Domenico de Masi, em Roma.
No dia seguinte, Lula se encontrará com o papa. Ambos terão uma conversa a portas fechadas na Sala Paulo 6⁰, local usado para audiências com o líder da Igreja Católica. Devem abordar pautas sociais, como o combate à fome e a paz na Ucrânia.
O petista disse no sábado (17.jun) que convidará o pontífice para visitar o Brasil e comparecer à festa do Círio de Nazaré, em Belém (PA). A viagem de Francisco, porém, dependerá, entre outras coisas, de seu estado de saúde. Ele passou por uma cirurgia para a retirada de uma hérnia intestinal e ficou internado por 9 dias no hospital Gemmili, em Roma. Segundo o Vaticano, em breve, o papa poderá retomar as viagens e outras atividades.
Também na 4ª feira (21.jun), Lula se reunirá com o presidente da Itália e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Em Paris, o presidente participará, na 5ª e 6ª feira (22-23.jun), da Cúpula para um Novo Pacto de Financiamento Global, que definirá novos compromissos para cumprir a Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas).
Também estão previstos 2 encontros com Macron: um jantar na 5ª feira (22.jun) e um almoço de trabalho na 6ª feira (23.jun). Eles falarão sobre o meio ambiente, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e acordos bilaterais entre Brasil e França.
Ainda na 5ª feira (22.jun), Lula discursará no festival de música Global Citizen, que será realizado na capital francesa. Segundo o presidente, o convite foi feito pelo músico inglês Chris Martin, vocalista da banda Coldplay.
A comitiva presidencial deve embarcar de volta ao Brasil na 6ª feira (23.jun).
Desde que assumiu o Planalto em janeiro, Lula passou 24 dias fora do Brasil. Já foi para 9 países em seu novo mandato. Sua viagem internacional mais recente foi para a cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão.