A TV Globo chega aos 58 anos, nesta quarta-feira (26/04) em meio à maior crise de sua história. A emissora carioca segue perdendo grande parte de sua audiência, outrora fiel. De acordo com o jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, a emissora acumulou perda de 35% de audiência média nos últimos 18 anos, de 2004 até 2022.
A perda acumulada neste século é de 33% da audiência, ainda segundo o site Notícias da TV. Um terço do público da emissora deixou a Globo.
Até mesmo o Big Brother Brasil, um dos programas de maior sucesso do canal, teve uma queda em sua última edição. A final do programa, ocorrida nessa terça-feira (25/04), foi marcada por um fracasso de votação e público, somando apenas 19,5 pontos na Grande São Paulo, amargando a menor audiência em uma final na história do reality show.
Nos últimos anos a emissora também tem promovido uma onda demissões em massa de apresentadores, jornalistas, atores e diretores nos últimos anos, principalmente entre 2022 e 2023. Durante esse período, nomes de peso, que fizeram sucesso na TV Globo, como Osmar Prado, Juliana Paes, Fernanda Montenegro, Fernanda Gentil, Chico Pinheiro e Fábio William, não tiveram seus contratos renovados.
A crise fez com que a Globo mantivesse menos profissionais com contrato fixo. A maioria dos atores e diretores passou a trabalhar na emissora apenas por obra, ou seja, por cada trabalho que fizer.
Além da concorrência do streaming, a emissora passou por dificuldades nos últimos quatro anos com a queda acentuada de publicidade do Governo Federal, o que comprometeu decisivamente as finanças da Globo.