O Senado gastou mais de R$ 800 mil para trocar 1,6 mil metros quadrados do carpete azul royal, que dá nome ao principal salão da Casa, o Salão Azul. O valor total inclui a mão de obra de todos os funcionários contratados para o serviço.
A primeira parte da instalação começou na sexta-feira, 17, e acaba nesta quarta-feira, 22. A etapa final vai acontecer no feriado da Semana Santa, de 6 a 9 de abril.
A justificativa dos gastos seriam os estragos causados por alguns vândalos que depredaram a Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. Na ocasião, o carpete foi inundado e corroído pelo pó químico dos extintores de incêndio.
Em nota, os especialistas da Casa explicaram que algumas partes do piso foram destruídas de forma irreversível, portanto, não seria possível recuperar a estrutura original. Até mesmo a cor do carpete é feita sob encomenda.
De acordo com o Senado, cerca de 90% do carpete original, instalado em 2015, será descartado como entulho. Os outros 10% serão guardados para a equipe de manutenção da Casa usar em reparos pontuais.