Em novembro de 2009 surgiu o Sovaco de Cobra, jornal impresso que pretendia primordialmente ser um meio de comunicação prioritariamente cultural. Como o apoio para a Cultura é escasso e o fundador e editor é um militante das causas sociais, o Sovaco adquiriu mais o viés político.
Mês passado, completou 13 anos. Mais de uma década de muita luta onde seu fundador e editor defendeu causas e articulou movimentos, recebeu processos, ameaças e tentativas de suborno.
Mais de uma década trazendo boas notícias, mas veiculando as tristes notícias das mazelas do nosso povo. Foram incontáveis resgates históricos, homenagens, denúncias e problemas resolvidos a partir da nossa ação. Dores de cabeça aos corruptos de plantão.
Em Juazeiro do Norte/CE, passamos pelos governos de Dr. Santana (PT), Raimundo Macêdo, o Raimundão (MDB), Zé Arnon (PTB>PDT) e hoje enfrentamos o governo Glêdson Bezerra (PODE).
Em nível estadual, Cid Gomes (PDT), Camilo Santana (PT) e hoje Izolda Cela (sem partido). E no federal, passamos pelos governos de Lula e Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB), o ex-vice de Dilma, e agora Jair Bolsonaro (PSL).
Em junho do ano passado, após a nefasta experiência com a pandemia e as medidas tomadas por governos estaduais e municipais, depois de um bom tempo sem ter como destinar as edições impressas, o Sovaco de Cobra migrou para o campo virtual e desde lá funciona neste portal de notícias.
Os desafios são enormes, do tamanho das dificuldades, pois não é fácil enfrentar o poder dominante. Quando se denuncia, o apoio financeiro se restringe.
Nesses 13 anos, foram inúmeras parcerias e vários ciclos. Se tudo der certo, o Sovaco de Cobra permanecerá por mais 13 anos.
Nosso principal desafio será colocar em ação a web TV do nosso portal. Para isso, a parceria de Josmacélio que ao longo de um ano e meio tem sido de enorme importância para o nosso trabalho. Esperamos alcançar o nosso objetivo.
O Sovaco de Cobra mostra o que outros escondem. Mas que uma marca, é um marco. Avante!