Como parte do processo de mobilização nacional definido no Fórum Nacional de Enfermagem, os profissionais da área estiveram concentrados, ontem (21.09) pela manhã, na Praça Dirceu Figueiredo onde se situa o Paço Municipal de Juazeiro do Norte/CE e é popularmente chamada de Praça da Prefeitura.
Além dos profissionais de Enfermagem de Juazeiro do Norte/CE, estiveram presentes profissionais dos municípios circunvizinhos (VEJA O VÍDEO). As categorias da Enfermagem darão continuidade ao movimento que tem como objetivo geral a reconquista do piso nacional (Lei nº 14.314/2022) que foi sancionado por Bolsonaro, mas derrubado pelo STF a partir da decisão do ministro Luís Barroso que foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.
A decisão do ministro Barroso, seguida por mais seis ministros, teve voto contrário dos dois ministros indicados por Bolsonaro, o Kássio Nunes e o André Mendonça, e também de Edson Fachin e Rosa Weber.
A decisão de Barroso foi uma resposta ao pedido da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde), entidade nacional que representa os empresários do setor.
A paralisação de ontem na Praça da Prefeitura foi a primeira de outras que provavelmente acontecerão.