noticias21 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Brasil

Ministério lança edital para foguete de treinamento

'É o começo de uma onda para movimentar todo o ecossistema produtivo do setor aeroespacial do Brasil', disse Marcos Pontes

Publicada em 16/02/22 às 06:33h - 350 visualizações

Revista Oeste


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ministério lança edital para foguete de treinamento  Compartilhar a noticia Ministério lança edital para foguete de treinamento  Compartilhar a noticia Ministério lança edital para foguete de treinamento

Link da Notícia:

Ministério lança edital para foguete de treinamento
Edital pretende retomar desenvolvimento aeroespacial  (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicou um edital nesta terça-feira, 15, para desenvolver um protótipo de foguete de capacitação e treinamento.

“Esse edital é o começo de uma onda para movimentar todo o ecossistema produtivo do setor aeroespacial do Brasil”, disse Marcos Pontes, ministro responsável pela pasta, durante a cerimônia de lançamento. O evento ocorreu em São José dos Campos (SP), a 80 quilômetros da cidade de São Paulo.

A verba prevista é de R$ 8 milhões e será bancada com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ela visa a incentivar soluções independentemente do tipo de propulsão (sólida, híbrida ou líquida).

Com essa chamada, a pasta sob o comando de Pontes, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pretende fortalecer o setor espacial brasileiro para viabilizar a maior inserção do país no cenário mundial.

De acordo com o ministro, o foguete de treinamento é importante, por exemplo, para preparar a tripulação do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. “Precisamos manter a tripulação do centro preparada, operacionalmente pronta”, afirmou. “Então, precisamos dos foguetes para treinar a preparação, o lançamento, o acompanhamento e tudo o mais.”

O presidente da Finep, Waldemar Barroso, destacou que o edital servirá para a retomada do setor no Brasil.

“Esse edital é uma retomada para que o Brasil possa produzir um protótipo de foguete para ser lançado na base de Alcântara ou no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, com total segurança e confiança”, afirmou Barroso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1941981
Usuários Online: 101
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!