O pintor Valdir Ribeiro rifou o próprio carro –um Chevette 1978– para custear as despesas do tratamento de câncer da esposa e foi surpreendido com o gesto do vencedor que devolveu o prêmio. O caso ocorreu em Xanxerê (SC).
O sorteio ocorreu na última segunda-feira, 20, e foi transmitido em uma rede social. Para a surpresa do pintor, o ganhador da rifa, Vinicius Moraes, informou que não ficaria com o veículo.
Valdir foi entregar o carro ao ganhador da rifa logo após o sorteio, Vinícius, gerente de uma detetizadora na cidade. Ao comentar o gesto do vencedor, o pintor disse que “ele virou um Papai Noel”.
"Eu conheço a história do seu Jacaré, eu sei o porquê ele fez, sei o que ele já passou na via. Então o carro eu não quero. Eu estou devolvendo o carro para ele. O meu prazer era ganhar, não comprei muitas rifas, para poder devolver para ele. Que eu sei o quanto é difícil e é o meio de trabalho dele. É teu”, disse Vinícius ao justificar a devolução do prêmio.
Em entrevista ao G1, o pintor contou que o veículo é utilizado para trabalhar e levar a esposa até Chapecó, onde ela realiza as consultas oncológicas, além da quimioterapia e a radioterapia.
A rifa arrecadou R$ 5 mil, segundo o pintor. Ele e a mulher, Marisete Terezinha dos Santos Ribeiro, vivem com a renda do trabalho autônomo dele.
O valor que ele recebe não é suficiente para manter a casa e o tratamento de Marisete, que necessita de remédios comprados pela família.
Marisete foi diagnosticada com câncer pélvico e no intestino grosso em 2018. Anos antes, o casal perdeu um filho para a mesma doença, segundo o pintor.