A captação de água da chuva é uma alternativa para economizar na conta de água. Mas você conhece um sistema prático e acessível, também chamado de cisterna? Ela é um tipo de sistema de aproveitamento de água da chuva para fins domésticos.
Esse sistema de captação de água da chuva tem sido uma das alternativas mais eficientes usadas na hora de economizar água e dinheiro. No entanto, como todo sistema, ele possui vantagens e desvantagens. Mas e se mostrássemos modelos de cisternas que têm mais pontos positivos do que negativos?
Uma delas é a Cisterna Vertical Modular feita pela Tecnotri. Produzida em polietileno a partir do processo de rotomoldagem (que a torna mais leve, durável e resistente), ela possui diversas capacidades, é compacta e não precisa ser enterrada, o que diminui os custos de instalação. Pela sua praticidade, pode ser instalada em casas, prédios e condomínios e, por ser compacta, pode ser colocada em sacadas, terraços ou até como decoração de jardim, sendo fácil de instalar no sistema de calhas.
Por ser modular, você pode comprar quantas cisternas quiser e acoplá-las para conseguir um maior número de litros armazenados.
A cisterna para captação de água da chuva apresenta uma economia de até 50% no consumo de água, usando a água captada para a lavagem de pisos, carros, jardins e nas descargas do vaso sanitário, responsáveis por boa parte do alto consumo hídrico das residências em todo Brasil, auxiliando na preservação de bens hídricos e diminuindo a pegada hídrica
.
Sistema modular vertical
Um dos cuidados mais importantes para qualquer dono de um sistema de captação de água da chuva é garantir que sempre haja um filtro funcional e limpo para impedir a entrada de impurezas e o entupimento. A Cisterna Vertical Modular possui filtros próprios (um antimosquito e outro eliminador de folhas), além de ser atóxica e conter aditivos antimicrobianos que impedem a proliferação de algas e garantem que produtos de plástico não rachem, ressequem ou desbotem, como é comum com outros modelos de cisternas plásticas.
Também é completamente vedada, assim impede a procriação de larvas do mosquito da dengue.
Devido à sujeira acumulada encontrada nas calhas, os donos de cisternas devem rejeitar os primeiros litros d'água para evitar qualquer tipo de contaminação. No caso do produto da Tecnotri, a Cisterna Vertical Modular vem com um dreno que descarta os primeiros litros, causando menor inconveniência na hora de armazenar a água.
Lembretes
- Lembre-se, mesmo com filtros e aditivos, a água de captação da chuva não é potável, ou seja, não é apta para consumo humano porque pode conter elementos como partículas de poeira, fuligem e substâncias tóxicas. Veja com transformá-la em potável na matéria: "Como tratar água da chuva".
- Higienize sua cisterna a cada seis meses para evitar transmissão de doenças.
- Cada litro corresponde a um quilo, portanto, procure colocar sua Cisterna Vertical Modular em um local que suporte o peso dela cheia.