O Dia dos Pais deste ano será ainda mais marcante para o agricultor cearense Francisco Weber Nogueira de Barros, 32 anos, que viu a paternidade se tornar mais importante ainda ao ficar responsável pela criação dos quatro filhos, após a morte da companheira por Covid-19.
Eliana Sueli de Lima, 36 anos, faleceu no dia 20 de abril deste ano, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Desde então, Francisco se divide entre a dor da saudade da mulher e o desafio de cuidar dos filhos Carlos Eduardo, cinco meses, Ezequiel, três anos, Paulo, cinco anos e Riquelme, 13. O caçula desfrutou dos cuidados da mãe apenas por dois meses, antes que ela apresentasse os primeiros sintomas da doença.
As três crianças mais novas são frutos do amor do casal. Amor esse estendido por Francisco a Riquelme, filho de um relacionamento anterior de Eliana, que mesmo após a morte da mãe continua sendo cuidado pelo padrasto com os irmãos. A mulher também deixou uma filha de 20 anos, que já é casada.
Francisco Weber mora com os filhos em uma casa simples, no Bairro Sabiaguaba, e garante o sustento da família com o que ganha em uma horta, onde trabalha diariamente. Quando tem que sair para o trabalho, o agricultor conta com a ajuda da mãe e das cunhadas, que se revezam nos cuidados das crianças.
Antes de morrer, Eliana ficou internada por 14 dias, parte deles em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Paupina e, em seguida, na Santa Casa de MIsericórdia, para onde foi transferida com 75% dos pulmões comprometidos pela Covid, segundo Francisco.
No hospital, a mulher chegou a ser intubada, mas não resistiu as complicações causadas pela doença.
A perda recente da mãe ainda faz os filhos terem esperança de que um dia ela vai voltar para casa.