Cartaz convoca para a manifestação em Juazeiro do Norte/CE
Este domingo (1) será marcado por atos em favor do voto auditável em todo o País. As manifestações ocorrerão em Brasília, nas capitais e em inúmeros municípios brasileiros. Os eventos acontecem em apoio à PEC 135/2019 que em breve será votada na Câmara de Deputados.
Em Brasília, a manifestação iniciará daqui a pouco, às 10 h, no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Em Fortaleza, acontecerá a partir das 15 h, na Praça Portugal, na Aldeota, mesmo horário em que ocorrerá o ato marcado na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, para onde deverão confluir moradores de Barbalha e Crato.
Desinformação e mentira
O debate acerca do tema está sendo feito de forma equivocada e principalmente pelos que são contra a proposta que em busca de combatê-la espalham mentiras tais como a de que o que se propõe é voltar ao sistema onde o eleitor votava escrevendo os números dos candidatos com uma caneta e depositando a cédula eleitoral em uma urna. Nada mais falso. O que se propõe não é um retorno ao passado, mas um avanço em relação ao presente.
O deputado federal Filipe Barros (PSL/PR), relator da PEC do voto auditável, explica o teor da proposta: “Agora, defendemos a migração das urnas de primeira geração para as de segunda geração. Na prática, o eleitor vota na urna eletrônica e, ao fim da votação, recebe um comprovante, para conferir se o voto dele está correto”.
A proposta vem no sentido de combater fraudes no processo eleitoral. Vale ressaltar que dos poucos países que usam a urna eletrônica somente três não possuem o voto impresso: Brasil, Bangladesh e Butão.