Começa nesta segunda-feira (13) um mutirão do Ministério da Saúde no Xingu, em uma estrutura de 22 consultórios provisórios montados para atender indígenas de 24 aldeias de 16 etnias espalhadas pelos municípios de Canarana, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Marcelândia, Nova Ubiratã, Paranatinga, Querência, São Félix do Araguaia e São José do Xingu. A ação foi organizada com a participação das lideranças locais e da ONG Doutores da Amazônia.
Além da vacinação contra a Covid-19, serão oferecidos serviços de pediatria, oftalmologia, ginecologia, odontologia, psicologia e outros. O evento conta com a presença de tradutores.
A ação do Ministério da Saúde contará ainda com a oferta de próteses e de óculos (capacidade de entrega de 1.500 óculos). O governo federal espera, com esse mutirão, atender a 2,3 mil indígenas através de 6 mil atendimentos até o dia 26 de julho, data em que se encerra a ação.
A ação é desenvolvida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que tem à frente Robson Santos. O ministro da Saúde Marcelo Queiroga se encontra no local com o Secretário e foram muito bem acolhidos pelas populações indígenas do Xingu.